Internacional Titulo
Exército israelense ocupa cidade de Nablus
Por Da AFP
13/11/2002 | 08:27
Compartilhar notícia


Em uma operação envolvendo mais de 150 blindados, o Exército israelense ocupou na madrugada desta quarta-feira a cidade autônoma palestina de Nablus, no norte da Cisjordânia, segundo fontes da segurança palestina.

Os blindados, apoiados por helicópteros de ataque, entraram em Nablus pelo leste e oeste por volta das 4h, seguindo em direção ao centro sem encontrar resistência. Na progressão, os blindados abriram fogo várias vezes, segundo as mesmas fontes.

Por volta das 5h, Nablus já estava sob o controle total das forças israelenses, com os tanques concentrados na zona da cidade velha, supostamente o principal objetivo da operação, destacaram as fontes.

A operação em Nablus foi confirmada por militares israelenses, que não deram maiores detalhes. A rádio estatal israelense havia antecipado uma grande operação do Exército hebreu contra as organizações palestinas do norte da Cisjordânia, com o objetivo de eliminar a infra-estrutura destes grupos.

A cidade de Nablus, a maior do norte da Cisjordânia, é considerada pelos militares israelenses o ponto de partida para diversas operações "terroristas" palestinas, destacou a rádio estatal.

A operação seria mais uma resposta do Estado Hebreu ao ataque contra o kibbutz de Metzer, no norte de Israel, que na noite de domingo deixou cinco israelenses mortos, incluindo uma mãe e seus dois filhos. O ataque foi reivindicado pelas brigadas dos mártires Al Aqsa, grupo armado ligado ao Fatah, movimento político do líder palestino Yasser Arafat.

Na madrugada desta terça-feira, o Exército israelense entrou no campo de refugiados de Tulkarem, cidade palestina autônoma do norte da Cisjordânia, a procura do autor do atentado em Metzer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;