Cultura & Lazer Titulo
MTV exibe gravação de show do Cordel do Fogo Encantado
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
08/10/2005 | 09:25
Compartilhar notícia


Eles estão na estrada desde o final dos anos 90. Vieram de Arcoverde, Pernambuco, e por onde passaram deixaram fãs. Hoje, praticamente, uma legião. É o Cordel do Fogo Encantado, banda daquela leva que enfeitiça à primeira visão. Quem foi ao show não esquece, quem não viu tem oportunidade neste domingo no recesso do lar. Às 19h, a MTV apresenta um registro ao vivo do grupo. Reprises estão previstas para terça, 15h15; sexta, 10h; e sábado, às 12h.

A banda surgiu de um espetáculo teatral, baseado em música e poesia, em 1997. Dois anos depois ganhou o formato de show que mantém elementos cênicos e textos pontuando as músicas. O tamanho e a diversidade da trupe resultou num som percussivo energético, mistura de ritmos nordestinos, muito batuque afro, rock. São três percussionistas (Emerson Calado, Nego Henrique, Rafa Almeida) e um violão (Clayton Barros) que assume diversas sonoridades por efeitos eletrônicos.

Todo mundo faz backing vocal para Lira Paes, o Lirinha, dono de uma performance de levantar defunto. Os respiros – o show é aeróbico – são pontuados por poesias lúdicas, algumas longas e telúricas histórias, declamadas por Lirinha. Impressiona a memória do moço, coisa de repentista.

DVD – O MTV Apresenta é o pontapé para uma série de ações que deve ampliar o séquito de seguidores do grupo. O DVD chega às lojas pela Distribuidora Independente da Trama na segunda-feira. A gravação do especial aconteceu em julho na Casa das Caldeiras, em São Paulo. No repertório do show, músicas dos dois trabalhos da banda (Cordel do Fogo Encantado, em 2001 e O Palhaço do Circo sem Futuro, em 2003) e mais quatro músicas inéditas do próximo CD, previsto para ser lançado no início de 2006. As inéditas são: Morte e Vida Stanley, Cavaleiros da Ordem do Deserto, Tambores do Fogo e Louco de Deus.

No repertório não vão faltar os sucessos como Chover (ou Invocação para um Dia Líquido), Pedrinha, Boi Luzeiro (ou a Pega de Violento, Vaidoso e Avoador), Foguete de Reis (ou A Guerra), Na Veia, O Palhaço do Circo Sem Futuro, Matadeira (ou No Balanço da Justiça) e Tempestade (ou a Dança dos Trovões).

A emissora musical providenciou para o Cordel um novo site, com os clipes da carreira, entrevista exclusiva, a história do grupo e galeria de fotos. O especial também terá transmissão ao vivo pelo site, junto com a TV, no domingo às 19h.

Se depois de tudo isso bater a vontade de conferir a banda ao vivo, há apenas um show programado, no dia 20 de outubro, no CIE Music Hall (tel.: 6846-6040), em São Paulo. Ingressos custam R$ 30. O espetáculo, que está indicado ao Prêmio Bravo! Prime de Cultura como Melhor Show do Ano, acaba de passar por uma turnê pela região centro-oeste do país, Vitória e Rio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;