Memória Titulo
Iluminem suas casas, dizia o vigário

Semana Santa. Deixe a imaginação viajar, voltar ao passado...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


"Semana Santa. Deixe a imaginação viajar, voltar ao passado, rever os acontecimentos históricos, o lavar das mãos e a caminhada de Jesus carregando a cruz do calvário. Olhar o universo, o movimento das estrelas e dos planetas. Pensar na criação de tantas e tantas maravilhas. Deus? Big-bang? Evolução? De onde tanta perfeição? Basta uma oração ou uma simples reflexão. Quem nos trouxe para cá? Faça o seu julgamento".

Guido Fidelis, escritor e cronista do Grande ABC

* * *

Sexta-feira da Paixão. O mundo lembra a morte de Jesus Cristo. E o nosso Grande ABC caminha à noite com a imagem do Senhor Morto pelas ruas de cada paróquia. 

A procissão descobre novos caminhos em cada paragem e se renova. Ela une o morador operário e o operário que se tornou patrão, a empregada doméstica que se vê reconhecida e a patroa que emprega e se torna confidente da moça que muitas vezes vem da comunidade que um dia se chamou favela. 

O sacerdote se emociona ao comandar a Via Sacra. E emociona com o seu sermão. As ruas geralmente são bem iluminadas, mas a vela sustentada com a mão direita ilumina mais.

Ah, se houvesse uma forma de identificar as origens de cada um daqueles fiéis em procissão! Este nasceu no Grande ABC, aquele veio do Noroeste, o outro do Nordeste, mais um do Centro-Oeste. Aquela senhora de véu negro encobrindo os cabelos brancos nasceu na Itália.

Lembro do monsenhor Jerônimo Noviello, vigário geral da Diocese e da Paróquia do Assunção, em São Bernardo. Austero e culto, que gostava de lembrar da "velha guarda", termo que ele usava. Seguia firme e orgulhoso junto ao Cristo em agonia pelas ruas do bairro, e durante os domingos que antecediam a Semana Santa ele orientava os moradores.

"A Procissão vai subir a Cristiano Angeli, descer a Santa Rita, seguir pela João Firmino, contornar a padaria do Sabatini e voltar pela Cristiano. Você que mora numa dessas ruas, ilumine a fachada da sua casa, acenda todas as luzes".

A iluminação pública deixava a desejar, daí a recomendação do vigário/pároco hoje recolhido à sua Avelino, perto de Nápoles.

Realizava-se a Procissão do Encontro: as mulheres saindo da matriz, os homens da capela. E o encontro de Nossa Senhora com o filho Jesus na praça da igreja.

CINEMINHA

Anderson Silva, o competente Buiu do Tratamento de Imagens do Diário, organiza o cineminha de hoje, com as imagens que Memória recebeu de duas paróquias, a de Nossa Senhora das Dores, em Vila Palmares, e a do Senhor do Bonfim, no Parque das Nações. Obrigado padre Leandro Alves de Figueiredo, obrigado Vado Cristofali.

O cineminha pode até dar a entender que as fotos referem-se à Paróquia Nossa Senhora das Dores. Mas elas são todas do Parque das Nações, que se emocionará uma vez mais com a tradicional encenação da Paixão de Cristo apresentada pela comunidade. Acompanhem pelo site www.paixaodecristo.net . 

EM BUSCA DOS NOSSOS MÁRTIRES
(Do projeto Acorda ABC)

Todo mundo saiu entusiasmado do evento de quarta-feira no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Ultrapassamos a meta. Segundo o professor Odair de Sá Garcia, da Fundação Santo André, estiverem presentes 220 pessoas. 

É importante destacar a presença de jovens, principalmente os jovens organizados. Os ausentes perderam uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais da recente história do país.

Na terça-feira, dia 2 de abril, faremos um rápido balanço do encontro e discutiremos outros temas, tais como agilizar e ampliar a coleta de depoimentos (a partir de agora, 11 por mês) e ampliar o número de parceiros (existem novos interessados).

Aparecido Faria, sociólogo

SANTOS DO DIA

Eustácio, Jonas e Secundo.
HOJE - Paixão do Senhor. Ação litúrgica solene. Liturgia da Palavra. Adoração da cruz e comunhão eucarística: "Tudo está consumado! E, inclinando a cabeça, entregou o espírito".
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2013.
SANTÍSSIMA VIRGEM - Nossa Senhora aos pés da cruz.
Fonte: Paróquia Santíssima Virgem, Jardim do Mar, São Bernardo. Pesquisa e reprodução fotográfica: Tom Lima

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 29 de março de 1983 - nº 5171
Manchete - Metalúrgicos querem nova negociação com a Fiesp. A decisão foi tomada domingo, no Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo, que recebeu 10 mil pessoas
Ramos - Três mil participaram da Procissão de Ramos, domingo, em São Bernardo, entoando cânticos contra a violência, os tóxicos, o aborto e o divórcio. Padre Adelino de Carli acompanhou a procissão num cavalo. Simbolizou o gesto de Jesus, ao entrar em Jerusalém montado num jumento, enquanto a multidão acenava com ramos.
Aramaçan - Mais de 10 mil pessoas compareceram ao clube para a abertura do Dente-de-leite. Mais de 1.000 garotos participam do torneio.
Trabalho - Orlando Dias Monteiro, da Tursan Turismo Santo André, eleito o Motorista Padrão 82 em promoção da Assetur - Associação das Empresas de Transporte de Turismo.
Amistoso - Domingo, no Bruno Daniel, Santo André 1, Portuguesa de Desportos 0, gol de Zezinho.
Segunda Divisão - Domingo, no Baetão, São Bernardo 2, Esportiva 0.

EM 29 DE MARÇO DE...
1883 - Criadas duas cadeiras de primeiras letras no Núcleo Colonial de São Caetano.
1928 - Fundado o Partido Municipal de São Caetano, para promover o movimento autonomista da cidade.
1973 - Juiz de Direito Alberto da Silva Franco assume a presidência da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André).

MUNICÍPIO PAULISTA
Pirajuí. Torna-se município em 1914, quando se separa de Bauru.

CAPITAIS BRASILEIRAS
Salvador, fundada em 1549; Curitiba, fundada em 1693.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Luzinete Lins Vieira, 86. Natural de Angelim (PE). Dia 24. Cemitério Curuçá.
Lourdes de Almeida, 82. Natural de Santo Antonio de Posse (SP). Dia 24. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Therezinha Maria da Silva, 73. Natural de Matão (SP). Dia 24. Cemitério Curuçá.
Dirceu Monsó Hidalgo, 72. Natural de Piracicaba (SP). Dia 23. Cemitério Camilópolis.

SÃO BERNARDO
Victor Hugo Simões Ladeira, 93. Natural de Portugal. Dia 27. Jardim da Colina.
Sebastiana Russo, 81. Natural de Socorro (SP). Dia 26. Cemitério Municipal de Pedreira (SP).
Osvaldo Joaquim Moreira, 79. Natural de São Paulo (SP). Dia 26. Cemitério da Quarta Parada, Capital.
Nidia Quevedo, 72. Natural de Campo Grande (MT). Dia 27. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
Maria Bazario Nalin, 95. Natural de Ibitinga (SP). Dia 16. Cemitério das Lágrimas.
Filomena Ida Lobosco de Ávila, 91. Natural de São Paulo (SP). Dia 22. Cemitério São Caetano, Vila Paula.
José Afonso de Oliveira, 68. Natural de São Caetano. Dia 22. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MAUÁ
Severina de Araújo Pereira, 90. Natural de Vitória da Conquista (BA). Dia 26. Cemitério Santa Lídia.
Josefa Maria da Silva, 59. Natural de Jaboatão (PE). Dia 25. Cemitério Santa Lídia.

RIBEIRÃO PIRES
Toyoko Miyazaki, 89. Natural do Japão. Dia 25. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;