Internacional Titulo
Detecção tardia pode ter propagado vírus da gripe aviária na Turquia
Da AFP
09/01/2006 | 17:20
Compartilhar notícia


Um encarregado da OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que a multiplicação de casos humanos de gripe das aves na Turquia pode ter acontecido porque o vírus circulou durante algum tempo entre as aves sem que fosse detectado pelas autoridades sanitárias. 14 pessoas contraíram a gripe das aves na Turquia desde o início do ano.

A OMS atribui a morte de dois adolescentes turcos ao letal vírus H5N1.Na Ásia, foram registrados, desde 2003, um total de 142 casos humanos. 74 pessoas morreram.

Klaus Stoehr, coordenador do programa de luta contra a gripe na OMS, declarou que uma mutação do vírus é “menos provável”. “Se este fosse o caso, haveria mais contágios entre o pessoal sanitário, entre colegas de brincadeiras das crianças doentes e nas aldeias afetadas”, explicou.
 
 De qualquer forma, o especialista não descarta uma mutação do vírus, possibilidade que está sendo examinada de perto no local por uma equipe da OMS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;