Economia Titulo
Contribuintes reagem à redução do prazo de entrega de DIRF
Por Das Agências
01/09/2006 | 16:31
Compartilhar notícia


A antecipação do prazo final de entrega da DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), referente ao ano-base 2006, para o dia 31 de janeiro de 2007, poderá fazer com que muitos contribuintes percam o prazo de entrega, de acordo com o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo).

“Essa medida deve ser revista. O prazo até o dia 28 de fevereiro de cada ano, por exemplo, já era considerado insuficiente em função de que nos meses de janeiro e fevereiro são efetuados complexos procedimentos para encerramento de demonstrações contábeis, inclusive com a confirmação de saldos através de extratos fornecidos pelos bancos, com comprometimento do mencionado período”, declara o presidente do sindicato.

Além disso, de acordo com o Sescon, há uma série de informações e documentos relativos ao mês de dezembro que somente chegam aos contribuintes no final do mês de janeiro do ano seguinte, em regra, como é o caso de extratos das retenções efetuadas pelas administradoras de cartão de crédito, praticamente inviabilizando o cumprimento do novo prazo para a entrega da declaração referida.

Diante da antecipação do prazo de entrega, o Sescon-SP encaminhou ofício ao superintendente da Receita Federal em São Paulo, Edmundo Spolzino, pedindo a revisão da data. De acordo com o documento "há necessidade de alteração do prazo final de cumprimento da obrigação, que deve ser fixado para o dia 31 de março de cada ano. Acreditamos que esta data contempla perfeitamente o interesse da Secretaria da Receita Federal e mesmo dos contribuintes pessoas físicas, considerando a entrega da declaração do imposto de renda da pessoa física no mês de abril”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;