Internacional Titulo
Anistia Internacional pede libertação dos presos políticos em Cuba
Por Da AFP
18/03/2005 | 10:43
Compartilhar notícia


A organização de direitos humanos Anistia Internacional pediu nesta sexta-feira, em Madri, a liberdade imediata e incondicional de 71 presos políticos de Cuba.

Ao completar dois anos de detenção de 75 dissidentes políticos condenados em julgamentos sumários a penas de até 28 anos, em uma onda repressiva sem precedentes, a entidade humanitária apresentou o informe intitulado "Cuba, 71 presos políticos aguardam a liberdade", no qual manifesta suas preocupações quanto à situação dos detidos.

A Anistia reclama das autoridades cubanas que respeitem as mínimas regras de tratamento de prisioneiros, investigue os casos de maus-tratos nas prisões e permitam que os políticos fiquem detidos perto de suas casas, informou Gerardo Ducos, investigador dessa organização para Cuba.

A entidade pediu, além disso, que o governo de Fidel Castro elimine a pena de morte de sua legislação.

A organização reconhece "os impactos negativos no respeito dos direitos humanos do embargo unilateral" econômico e comercial que os Estados Unidos impõem à ilha há mais de 40 anos. No entanto, a Anistia diz que o embargo é usado como pretexto pelo governo cubano para atacar a dissidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;