Internacional Titulo
Grupo palestino Jihad Islâmica promete atentados em Israel
Por Da AFP
02/03/2007 | 12:51
Compartilhar notícia


O grupo radical palestino Jihad Islâmica prometeu nesta sexta-feira seguir com os atentados em Israel diante de milhares de simpatizantes reunidos em Gaza, dois dias depois do Exército hebreu ter matado três ativistas da facção.

A concentração aconteceu em um estádio de Gaza, sob o lema "Fidelidade aos mártires, aos líderes e à mesquita de Al Aqsa", em referência ao templo de Jerusalém.

Diante da multidão, um líder das Brigadas Al Qods, o braço militar da Jihad Islâmica, afirmou com um rosto escondido sob um capuz que "a resposta aos crimes sionistas é uma questão de tempo".

Três membros da Jihad Islâmica, entre eles um chefe militar, morreram na quarta-feira em Jenin, norte da Cisjordânia, na mais recente operação executada na cidade pelo Exército israelense contra ativistas do movimento.

Um dirigente político da Jihad, Nafez Azzam, também falou à multidão e denunciou as "ameaças americano-sionistas" contra o líder do movimento, Ramadan Challah, que vive em Damasco.

Washington oferece uma recompensa de US$ 5 milhões pela captura de Challah. Duas bandeiras, uma americana e outras israelense, foram queimadas durante a manifestação.

História - A Jihad Islâmica é um pequeno movimento islamita considerado próximo ao Irã e que reivindicou a maioria dos atentados suicidas registrados nos últimos dois anos em Israel. Entre os atentados está o de 29 de janeiro na cidade turística de Eilat (na costa israelense do Mar Vermelho), no qual morreram três pessoas, além do suicida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;