Do Diário do Grande ABC
27/05/1999 | 08:20
A força aérea indiana anunciou que está verificando as informaçoes do Paquistao, segundo as quais dois avioes de guerra da India foram derrubados esta quinta-feira pelas forças paquistanesas, na regiao de Cachemira.
``Estamos verificando a veracidade dessas informaçoes. Nao ocultaremos nenhum fato'', declarou um porta-voz da força aérea indiana, em Nova Délhi.
Pouco antes, em Islamabad, um porta-voz do Paquistao anunciou que a força aérea de seu país havia derrubado esta quinta-feira dois avioes de combate MIG-27 da India no espaço aéreo paquistanês sobre Cachemira. Segundo o Paquistao, um piloto indiano morreu e outro foi capturado.
Segundo fontes regionais, a India vinha bombardeando, nas últimas semanas, diversos bombardeios aéreos contra posiçoes da guerrilha muçulmana nas montanhas do norte do Estado da Cachemira.
O governo indiano anunciou ter matado, nas duas últimas semanas, 160 guerrilheiros de um grupo de 400 homens, que inclui talibas do Afganistao e soldados paquistaneses infiltrados na Cachemira. Nos mesmos combates morreram 17 soldados indianos e outros 80 ficaram feridos.
Desde a separaçao, em 1947, India e Paquistao disputam a soberania pela regiao de Cachemira, com os indianos controlando 2/3 deste território.
A guerrilha muçulmana matou mais de 25 mil pessoas na Cachemira indiana desde 1989.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: