Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica andreense vai bem na estréia da ‘Nona’
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
27/10/2002 | 18:31
Compartilhar notícia


O público mais do que lotou o Teatro Municipal de Santo André, sábado passado, na estréia da Nona Sinfonia, de Beethoven (1770-1827), com a Orquestra Sinfônica andreense, Coral Sinfônico Coreano e os solistas Celine Imbert (mezzo-soprano), Adriana Ferreira (soprano), Myung Chang Kwon (tenor) e Daniel Lee (barítono). As pessoas aplaudiram o final do concerto de pé, tanto quem assistiu nas 497 poltronas como os que literalmente já se encontravam naquela condição nas laterais do teatro e no corredor atrás da última fileira.

Por volta de 19h30 já não havia mais ingressos – a entrada era franca mediante retirada antecipada dos bilhetes na bilheteria – e boa parte do público optou por voltar domingo e tentar assistir ao segundo e último dia da apresentação. Outros arriscaram um lugar em pé ou sentados no chão dos corredores. Senhoras e senhores, casais, adolescentes, jovens e até uma mulher de bengala tiveram de encontrar um lugar ao chão. E ninguém se arrependeu.

As pessoas se amontoaram no corredor de entrada com o teatro já lotado e passando das 20h (horário previsto para início do concerto). Um funcionário fez com que elas se acomodassem nas laterais. De início, com alguma educação, e, depois, de modo ríspido.

Foi um belo concerto. A obra-prima de Beethoven recebeu uma reverência informal do público – assovios, gritos de “bravo!” e aplausos entusiasmados – e um tratamento orquestral digno. O concerto durou 75 minutos e teve um bis, com a orquestra, solistas e coral repetindo a última estrofe do poema de Schiller (Ode à Alegria) e da música de Beethoven, para a qual toda uma época teve de se ajustar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;