Setecidades Titulo
Vinho chileno se sai melhor em avaliação da Pro Teste
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
11/12/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


A máxima de que vinho bom é vinho caro já não pode ser levada ao pé da letra. O crescente investimento das redes de supermercados na venda dos produtos permite ao consumidor levar para casa garrafas de até R$ 20.

Segundo avaliação da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) com 24 marcas, entre nacionais e importados (da Argentina e Chile), o melhor vinho branco é o chileno Santa Alicia, que somou boas notas em teor alcoólico, quantidade de açúcar e rotulagem, além de opiniões positivas de sommeliers e consumidores.

A má notícia é que algumas marcas brasileiras aparecem nas últimas colocações. “Isso por causa da classificação dada pelos especialistas, que procuram defeitos no vinho. As pessoas leigas gostaram das opções nacionais que ainda são mais doces no paladar”, explica a técnica de alimentos da Pro Teste, Fernanda Peixoto.

A surpresa do teste ficou por conta do pequeno uso de conservantes pelos fabricantes. “Não encontramos ácido sórbico, substância que consideramos desnecessária, em nenhum dos produtos”, diz a técnica. Os níveis de acidez também estavam controlados. Vale lembrar que as avaliações foram feitas de acordo com condições ideais de armazenamento.

O teste incluiu amostras das marcas Santa Alicia, Alfredo Roca, Latitude 33º, Angaro, Sunrise, Santa Helena, Norton, Graffigna, Santa Julia, Finca Flichman, Leon de Tarapacá, Viñas de Barrancas, Fortaleza do Seival, Gato Negro, Aurora, Salton Volpi, Lovara, Santa Carolina, Clos des Nobles, Don Luis, Casillero del Diablo, Forestier, Duetto e Casa Perini.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;