Economia Titulo Preços
Inflação do automóvel sobe 0,32%
Por Gilmara Santos
07/05/2012 | 06:15
Compartilhar notícia


O custo de uso e manutenção do carro apresentou em abril a segunda alta seguida. A chamada inflação do carro, calculada pela Agência AutoInforme, fechou o mês passado com elevação de 0,32%.

Os vilões do bolso do motorista foram as lonas de freio e filtro de combustível, ambos ficaram 1,41% mais caros em abril. Também seguiram a tendência de alta a correia dentada (elevação de 1,4%), limpeza do bico injetor (1,21%) e o balançamento, que encareceu 0,84%.

Na contramão, os itens que tiveram os preços reduzidos foram filtro de óleo, com diminuição de 1,07%; bateria (-0,77%); lavagem simples (-0,66%); mão de obra e revisões (-0,49%) e filtro de ar, com deflação de 0,28% no período.

NO ANO - Depois de duas quedas seguidas em janeiro e fevereiro, o custo de uso e manutenção do carro subiu 0,47% em março e agora, com esse novo aumento, acumula alta de 0,48% neste ano.

O estudo apura mês a mês os preços de todos os produtos necessários para andar de carro e fazer a manutenção preventiva. São dezenas de itens divididos em cinco segmentos: peças de reposição, serviços, combustíveis, seguro e impostos de circulação.

A AutoInforme destaca que no acumulado do ano vale registrar duas grandes variações de valores. A maior alta foi do seguro obrigatório, que subiu 69,62% no ano, e a maior baixa foi do serviço oficial de inspeção veicular, cujo preço caiu 28,75% de janeiro a abril.

No fechamento do ano passado, combustível e estacionamento pressionaram o bolso dos motoristas. Parar o carro ficou 14,5% mais caro. Abastecer com etanol encareceu 15,44% e com gasolina, 8,2%, No acumulado do ano passado, o aumento  para o setor ficou em 7,86%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;