Setecidades Titulo
Música da Renascer em Cristo continuam a incomodar vizinhança
Ana Carolina Negrão
Especial para o Diário
11/07/2006 | 08:05
Compartilhar notícia


Os moradores da avenida Caminho do Mar, em Rudge Ramos, São Bernardo, ainda têm de agüentar os ruídos vindos da Igreja Apostólica Renascer em Cristo durante todo o dia. O templo religioso que funciona em uma área mista – residencial e comercial – não diminuiu a emissão de ruídos (músicas de louvor) depois da promessa da Prefeitura de notificar a igreja por conta do problema.

O mal-estar entre os vizinhos e os religiosos começou logo quando a igreja se instalou na área em novembro. Desde então, as discussões são freqüentes. “O pessoal da Renascer disse que as obras para o isolamento acústico estavam em andamento. Enquanto isso, a gente não pode conversar em casa porque o barulho atrapalha. No domingo passado, tivemos de agüentar o som alto o dia inteiro”, afirma a advogada Mônica Orsatti Marcolongo, 40 anos, que mora ao lado da igreja.

“Quando pensei que a Prefeitura fosse resolver alguma coisa, fui informada que nada iria acontecer”, diz a advogada. Em 27 de abril, em matéria publicada pelo o Diário, a administração pública informou que existia um processo contra o templo religioso e que a Igreja Renascer seria notificada. Na ocasião, os fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos autuariam os responsáveis pelo templo.

Segundo a Prefeitura, a igreja está regularizada. Duas batidas de funcionários da administração foram feitas no local, que não indicaram descumprimento das normas. Ainda de acordo com o município, a igreja pode emitir sons entre 8h e 22h, como previsto na lei municipal 5.230, que altera a lei 4.974, que limitava os ruídos em igreja em até 80 decibéis.

A Legislação Ambiental Federal diz que os níveis de ruído são regulamentados pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Moradores podem fazer boletim de ocorrência por perturbação de sossego. Há ainda a possibilidade de fazer a denúncia por crime ambiental na Delegacia de Investigação sobre Crimes Ambientais mais próxima.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;