Memória Titulo
Um longo passeio pelos bairros da cidade

Ao frei Maurício José Pinheiro, que de Ubatuba mandou informações...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"Ao frei Maurício José Pinheiro, que de Ubatuba mandou informações sobre seu trabalho em Rio Grande".

Hamilton Gomes do Nascimento

* * * 

Na carona de Hamilton Gomes do Nascimento, criador de uma dissertação sobre a Paróquia São Sebastião, continuamos a percorrer Rio Grande da Serra. Dentro do espírito desta semana, temos destacado o estudo do Hamilton que focaliza as comunidades religiosas da cidade. Mas o autor se aprofunda e registra, neste documento, a origem dos bairros focalizados: o que eram, quem os loteou, como se deu a sua transformação. Um trabalho realmente importante, para ser editado e publicado.

VILA TSUZUKI OU SUZUKI
Neste bairro, a Comunidade Santo Antonio. Dela fazem parte, também, as vilas Ota e Cristiane e o Recanto das Flores. Desde os tempos do frei José é aqui festejado o padroeiro Santo Antonio, com toda dignidade.

PARQUE AMÉRICA
Aqui, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida foi a última a ser formada pelo frei José Boeing, na década de 1980. Dentre as comunidades é a que possui um dos maiores templos. Destaca-se o movimento RCC (Renovação Carismática Católica).

JARDIM NOVO HORIZONTE
A Comunidade Santo Expedito começou as atividades em 3-9-1989, na casa do casal Paulo e Belina, numa celebração realizada pela irmã Reni Gauer. Em 29-11-1989 o padre Ferrari presidiu a primeira missa no bairro, na casa de Ivo e Josi.

As pessoas começaram a reunir-se e arrecadar fundos para a compra de um terreno, o que se deu em fevereiro de 1992. Foi construído um salão, que serviu por mais de uma década como igreja. Aos poucos, foi sendo erguida a igreja, que hoje é ponto de referência.

AMANHÃ O INÍCIO A 2ª SEMANA RIO GRANDE DA SERRA
E, de repente, a cidade ganha uma nova matriz...

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 12 de maio de 1982 - Nº 4899
Manchete - Fiesp pede a ilegalidade da greve; número de metalúrgicos parados chega a 53 mil
Teatro - Grupo Cênico Regina Pacis comemora seus 20 anos com a encenação de Circo que te quero circo, do estreante Armando Mamam e direção de Antonino Assumpção.

EM 12 DE MAIO DE...
1952 - Fundado o Edifício José Pasin, com o novo Cine São Bernardo, na Rua Marechal Deodoro. O edifício, recuperado, preserva a fachada original.
1973 - Victor Huerta Arroyo nasce no Porto de Callao, em Lima, Peru. Arquiteto formado em seu país e no Brasil, com doutorado em Economia. Atua na Secretaria de Planejamento de São Bernardo e tem nos ensinado muito no projeto que a cidade realiza de construção da memória.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: banda negra de Lucky Millinder, do bairro Harlem, em Nova York, e os cantores Arthur Prysock e Joni James; amanhã: homenagem a Frank Sinatra, falecido há 14 anos. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.trianonam.com.br e www.quintaavenida.mus.br .
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Entrevista com Luis Aguiar e Fernando Solera, ainda em comemoração aos 75 anos da Rádio Bandeirantes. Ambos fizeram história na emissora. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h. 

SANTOS DO DIA
- Aquiles, Joana, Nereu, Leopoldo Mandic e Pancrácio.Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Par de arandelas. Século 18. Madeira e espelho. Procedente da capela de fazenda em Lagoa Dourada (MG).
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

MARIA JOSÉ XAVIER LUCATO
(Iguape, SP, 1º-10-1924 - Santo André 7-5-2012)
Foram várias administrações públicas, vários prefeitos. E Maria José Xavier Lucato sempre firme no seu posto junto ao expediente da Prefeitura de Santo André. Cabia a ela a redação dos atos oficiais, portarias, decretos e respectivas mensagens que eram encaminhadas ao Legislativo. "Ela era uma servidora competentíssima e sua redação impecável, sem exigir reparo algum", conta Humberto Moura, que exerceu também cargos importantes no Executivo andreense.

Numa carreira iniciada na década de 1940, já no período posterior ao Estado Novo, Maria Lucato ocupou e exerceu outras funções na Prefeitura, como administradora do Hospital Municipal e encarregada da biblioteca. Mas o expediente era de fato a sua casa, e ali se aposentou como diretora. Pelo caminho, as fases em que o expediente funcionou na Avenida Queirós dos Santos, nos pavilhões que serviram aos festejos do 4º centenário - na Praça 4º Centenário - e no Paço, que ela participou como uma das servidoras fundadoras. 

Filha de Antonio Marcelo Xavier e de Clementina de Moraes, dona Maria Lucato chegou a Santo André em 1942, passando a residir no bairro Santa Terezinha. O pai fechou o comércio em Iguape e abriu outro em São Paulo, residindo com a família em Santo André. Aqui ela se formou na Escola Normal e Ginásio Santo André. Casou-se com Pedro José Lucato, em 1946. Tiveram dois filhos, o engenheiro Wagner Cezar Lucato, e a nutricionista Rita de Cássia Lucato. Partiu aos 87 anos, deixando entre os familiares cinco netos e cinco bisnetos. A missa de 7º dia será celebrada amanhã, às 17h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, à Rua das Paineiras, 152, bairro Jardim.

SANTO ANDRÉ
Agenor Emidio de Souza, 92. Natural de Belém de São Francisco (PE). Dia 10, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.
José Ferreira de Lima, 86. Natural de Santana (BA). Dia 8. Cemitério São Pedro, na Capital.

SÃO BERNARDO
Rosa Rocco Sartori, 84. Natural de São Bernardo. Dia 10. Cemitério de Vila Euclides.
Mario Sergio dos Santos Marcon, 58. Natural de São Bernardo. Dia 8, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;