Setecidades Titulo
HMU de S.Bernardo ganha prêmio
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
24/12/2004 | 10:31
Compartilhar notícia


O HMU (Hospital Municipal Universitário) de São Bernardo venceu o Prêmio Nacional Professor Fernando Figueira, concedido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que oferecem atendimento pediátrico pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A premiação ocorreu quinta-feira em Recife (PE).

A unidade foi destaque da região Sudeste pelo trabalho de aleitamento materno e do atendimento prestado na UTI neonatal. Os projetos contribuíram para a redução da mortalidade infantil em São Bernardo: de 17,4 mil, em 1999, para 12,8 mil em 2002. Pelo prêmio, o HMU recebeu R$ 15 mil a serem aplicados na ampliação desses programas. Concorreram ao prêmio 40 hospitais.

“Ao nos entregar o prêmio, o ministro da Saúde (Humberto Costa) disse que o HMU está entre os dez melhores do país na área pediátrica. Ele destacou o trabalho que realizamos com os prematuros, pois fazemos visita domiciliar até completarem um ano”, conta Marisa Aprile, coordenadora do programa de humanização.

O HMU realiza cerca de 300 partos por mês, dentre os quais 11% são de bebês prematuros. O hospital foi pioneiro do método mãe-canguru, que diminui o tempo de permanência no hospital de bebês prematuros. A mãe fica com a criança a maior parte do tempo, evitando que permaneça 24 horas na incubadora.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;