Cultura & Lazer Titulo
Mulheres em filmes, exposição e música
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
28/02/2001 | 18:12
Compartilhar notícia


A condição feminina é tema de filmes, oficinas, palestras, exposição e música no evento Feminis XXI, programado pelo Sesc Itaquera, em São Paulo, para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), com atividades que acontecem desta quinta até o dia 31. Filmes e documentários que tratam de relacionamentos femininos são a atração às quintas-feiras e domingos até o fim do mês, sempre a partir das 12h, com uma atração por dia.

A estréia é nesta quinta, com Tomates Verdes Fritos. Sexta tem Hannah e Suas Irmãs, na sexta, Perfume de Gardênia e Thelma e Louise no domingo. Os quatro documentários são Gênero, Mentiras e Videoteipe; Diferentes, Mas Não Desiguais; Mão na Massa e Acorda, Raimundo, Acorda. Serão exibidos durante o evento outros títulos como As Pontes de Madison, Bagdad Cafe, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Razão e Sensibilidade, Central do Brasil, Carlota Joaquina etc.

Nesta quinta começa a exposição de fotos Bravo! Mulher! República!, com 31 imagens de personalidades femininas de várias áreas de atuação. Das mulheres do morro da Rocinha, no Rio, à atriz Ana Paula Arósio; das escritoras Lygia Fagundes Telles e Clarice Lispector a comediante Dercy Gonçalves; da representante do Movimento Sem-Terra Maria Eulina à primeira-dama Ruth Cardoso. Ao todo, são 31 fotos de mulheres que estiveram nas páginas das revistas Bravo! e República.

Palestras e oficinas gratuitas fazem parte da programação. Técnicas de pinturas decorativas, maquiagem e ervas na culinária são os temas das oficinas. A primeira, Pinturas Decorativas, tem início no dia 9. Mulher e Sociedade, dia 15, e Mulher e Saúde (Terceira Idade), dia 29, são as palestras programadas. Tanto as oficinas quanto as palestras têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelos telefones 6523-9303 e 6523-9330, de quarta a domingo, das 9h às 17h.

O evento termina com o encontro Música, Poética e Política, um debate sobre a poesia feminina nos anos 50 e sua influência na era do rádio, destacando a vida e a obra de Dolores Duran. A cantora Yvette Mattos faz um show com canções de autoras brasileiras e de compositores que se inspiraram em personagens femininas, como Chico Buarque e Tom Jobim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;