Turismo Titulo
Belezas mais distantes
Margareth Meza
Do Diário do Grande ABC
11/10/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


Mais distante de Ouro Preto (240 quilômetros), porém não menos importante, está a Capital Brasileira da Cultura 2007, São João Del-Rei, berço dos inconfidentes e terra de notáveis personalidades da história, como o político Tancredo Neves e Tiradentes.

Tombada como patrimônio histórico e cultural do Brasil, foi elevada à categoria de cidade em 1893, tornando-se importante referência no que diz respeito às edificações no estilo colonial mineiro.

As belas igrejas, como a Catedral do Pilar, com seus altares bordados a ouro, e a de São Francisco, localizada em meio a uma praça com palmeiras imperiais centenárias, não devem deixar de ser visitadas.

O próximo destino deve ser Tiradentes. A viagem de São João Del-Rei para lá (15 quilômetros) pode ser feita por meio de um antigo trem Maria-Fumaça, que passa pela estrada de ferro Oeste de Minas às margens do Rio das Mortes todos os finais de semana.

Apesar do nome nada sugestivo, é possível avistar a paisagem composta por algumas fazendas da região.

TERRA DE ROMANCES

Os que apreciam literatura não podem deixar de passar pela pequena Cordisburgo (220 quilômetros de Ouro Preto), berço do romancista João Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão Veredas.

Um dos principais pontos turísticos é o Museu Casa João Guimarães Rosa, onde ele nasceu, com obras, móveis e objetos pessoais. Outro lugar de destaque é a Gruta do Maquiné, que reserva belas formações surgidas ao longo do tempo pelo trabalho da água.

A cidade mais distante de todas, localizada a cerca 350 quilômetros de Ouro Preto, é Diamantina, terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek. No roteiro, estão a casa da ex-escrava Xica da Silva, tema de filme homônimo e de minissérie, a casa de Juscelino, que retrata a vida e a história do político, e o Museu do Diamante, que guarda peças da época colonial, como instrumentos utilizados para castigar escravos na incessante busca por ouro e diamante.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;