Economia Titulo
Coop e Bradesco fazem acordo e lançam cartão
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
22/07/2006 | 08:12
Compartilhar notícia


O processo de bancarização das redes varejistas do país chegou à maior cooperativa de consumo da América Latina. Após quase dois anos de negociações, a Coop – que mantém sede administrativa em Santo André – firmou parceria com o Bradesco – líder entre bancos privados – para lançamento do primeiro Private Label da empresa. Conhecido como cartão de loja, o novo produto faz parte da estratégia da Coop para ganhar participação no setor supermercadista.

O lançamento do cartão Coop Fácil está marcado para terça-feira, dia 25. O anúncio da parceria será feito por executivos do Bradesco e da cooperativa. A iniciativa de buscar parceria com uma instituição financeira, a fim de lançar o cartão próprio, era um antigo objetivo da Coop, segundo o presidente, Antonio José Monte.

"O cartão próprio dará benefícios exclusivos aos cooperados. Isso porque nossa negociação com a instituição financeira tem pautado prioritariamente taxas de juros mais baixas para o crédito rotativo que as praticadas no mercado", garantiu Monte, às vésperas da assinatura da parceria com o Bradesco. "Mais que um cartão próprio, esse será um cartão de benefícios Coop", completou.

A bancarização da Coop já está em andamento nas 22 lojas da rede – 16 delas no Grande ABC. Todos os caixas funcionam como agentes bancários do Bradesco: recebe mensalmente cerca de 150 mil contas. Atualmente, a Coop mantém mais de 1,2 milhão de cooperados.

Exemplos – A decisão da Coop de buscar aliança com instituição financeira pega carona em megaparcerias entre varejo e bancos. Outras gigantes do varejo no país fizeram o mesmo. A Casas Bahia firmou no ano passado parceria com o Bradesco para implementação de cartão de crédito próprio, além de outros benefícios de financiamento. A americana Wal-Mart assinou com o Unibanco; Pão de Açúcar – para todas as bandeiras da rede, Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas – acordou com o Itaú – que adquiriu 55% da administradora de cartões Credicard –, que também é parceiro da Lojas Americanas.

Os detalhes da parceria entre Coop e Bradesco não foram divulgados. No entanto, se seguir o mesmo moldes de outros acordos dará ao banco a responsabilidade das análises de crédito – para emissão dos cartões próprios – e dará a possibilidade à rede varejistas de vender em parcelas, mas receber à vista, o que amplia o poder de fogo das varejistas em grandes negociações e reduz as perdas causadas por inadimplência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;