Política Titulo R$ 900 mil
Ribeirão Pires abre licitação para equipar UPA

Edital não determina a quantidade de itens a ser comprada; vencedora será a que apresentar o menor preço

Por Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
23/04/2012 | 00:10
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Ribeirão Pires abriu licitação para comprar equipamentos para montar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que será inaugurada em junho. O equipamento faz parte da primeira etapa do Complexo Hospitalar. O Hospital Municipal será entregue até 2014.

Entre os materiais elencados pelo Executivo estão mesas cirúrgicas, camas hospitalares, aparelho para realizar ultrassom e medir pressão arterial. O edital, contudo, não determina a quantidade de equipamentos a ser contratada. As cotações serão feitas e a vencedora será a que apresentar o menor valor unitário.

O impacto orçamentário é de R$ 900 mil. Contudo, a expectativa é que o gasto seja menor por se tratar de pregão eletrônico, quando o número de proposta é maior.

Segundo o secretário de Saúde, Allan Frazatti, a compra dos equipamentos será para garantir o bom atendimento logo nos primeiros dias de funcionamento. "Temos o planejamento para fazer com que as coisas andem. Para que não haja surpresas, é o necessário", afirmou.

A UPA será importante no processo de mudança no sistema municipal de Saúde. O equipamento é exclusivo para pronto atendimento e irá desafogar o Hospital e Maternidade São Lucas.

"A ideia é fazer do São Lucas somente maternidade. Estamos reformulando o atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e com a inauguração aumentaremos a capacidade e a melhoraremos a infraestrutura", analisou o secretário.

Segundo dados do Executivo, no ano passado foram realizados 900 mil procedimentos na rede municipal. Do montante, 87% foram feitos no São Lucas e 13% nas unidades básicas da rede.

Desde a semana passada, os médicos são obrigados a cumprir horário nas UBS. Antes, o profissional da Saúde não permanecia no equipamento, pois prestava o serviço por número de atendimentos.

Gente nova - Hoje será realizada a prova do concurso público para contratar médicos. Foram 116 inscritos para cerca de 50 vagas. "A nossa expectativa é boa. Ligamos para cada médico falando das modificações que estamos fazendo no sistema e pedindo para que ele faça parte", declarou Allan.

Os médicos que forem aprovados na seleção serão divididos entre o São Lucas, as UBS e a UPA. A ideia é que o resultado seja divulgado o quanto antes para agilizar o processo de contratação e encerrar o processo de transição.

Desde o mês passado a Prefeitura retomou a gerência do sistema de Saúde. A administração rompeu contrato com a OSSPUB por diversas irregularidades nas finanças da organização.

Para não haver colapso de atendimento, a Justiça concedeu uma liminar obrigando a entidade a continuar prestando serviço. Os pagamentos ao corpo médico são feitos pelo Executivo diretamente na conta corrente dos terceirizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;