Política Titulo
Polícia convoca envolvidos
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
07/09/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


O delegado Seccional de Santo André, José Emílio Pescarmona, convocará ainda nesta semana para prestar depoimento "entre quatro e cinco pessoas" diretamente envolvidas no caso de acesso a dados da empresária Verônica Allende Serra, filha do presidenciável tucano José Serra. As informações fiscais sigilosas foram acessadas por meio de procuração falsa, entregue à Receita Federal pelo técnico em contabilidade Antônio Carlos Atella Ferreira.

A Polícia Civil apura o episódio a pedido do governo de São Paulo. A instauração do inquérito ocorreu na tarde de sexta-feira. O objetivo é desvendar por quem e o porquê a assinatura de Verônica e o carimbo do 16º Tabelião de Notas de São Paulo foram falsificados. A violação do sigilo em si está sendo averiguada pela Polícia Federal.

Pescarmona ressalta que informações sobre as pessoas que serão chamadas para as oitivas, como antecedentes criminais, por exemplo, estão sendo levantadas pela polícia.

Verônica, Atella e Ademir Estevam Cabral, que pediu as cópias de declarações de imposto de renda da filha de Serra, devem ser ouvidos pela polícia. Funcionários da Receita Federal de Santo André, de onde os dados foram acessados, e do cartório também podem ser convocados.

Pescarmona ressalta que muitas informações da Polícia sobre os envolvidos são as mesmas veiculadas pela imprensa. Indagado se a linha de apuração levará em consideração crime político - já que Atella é filiado ao PT, Cabral ao PV e documentos do Fisco da filha de um presidenciável estão em jogo -, o delegado preferiu não se adiantar. "Não podemos dar detalhes."

O inquérito deve ser concluído no início de outubro, às vésperas da eleição, que ocorre dia 3. Há grande apelo político sobre o assunto, já que José Serra tem explorado a violação dos dados de sua filha em entrevistas e propagandas eleitorais na televisão.

O tucano afirma que sua principal adversária na corrida presidencial, Dilma Rousseff (PT), é a responsável pelas quebras de sigilos não só de Verônica como de outros integrantes do PSDB, pois essas informações seriam para formulação de dossiê para atingir sua candidatura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;