Setecidades Titulo Educação
CEUs de SP atraem
público da região

Unidades localizadas em bairros de divisa são opção
para quem procura cursos, esporte e lazer gratuitos

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
22/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Construídos para atender as necessidades educacionais, culturais e esportivas da comunidade, os CEUs (Centros Educacionais Unificados) da Capital tornaram-se opção para moradores do Grande ABC. Nas unidades localizadas em bairros que fazem divisa com Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá é possível encontrar pessoas que residem na região e são beneficiadas pela programação.

Por não ter acesso a aulas de hidroginástica e alongamento de forma gratuita em Diadema, cidade em que mora, a dona de casa Alicina Domingues, 64 anos, passou a frequentar o CEU Caminho do Mar, no Jabaquara. O trajeto de sua casa, no bairro Serraria, até a unidade leva em torno de uma hora e é feito por transporte coletivo, há dois anos. "Vale a pena pegar dois ônibus para chegar porque meu problema de coluna melhorou com a prática de atividade física", destaca.

O mesmo acontece com a dona de casa Maria Duginski, 72. Há quatro anos, desde que o CEU Caminho do Mar foi inaugurado, ela participa das aulas de alongamento duas vezes por semana. Antes disso, a moradora do Parque Real, em Diadema, tinha de utilizar três ônibus para chegar até o CEU Alvarenga, na divisa com São Bernardo.

Os exemplos podem ser observados em todas as unidades dos 46 Centros Educacionais Unificados que fazem divisas com municípios da Grande São Paulo, explica a secretária de Educação da Capital, Célia Regina Guidon Falótico. "Os CEUs são equipamentos públicos e estão abertos para a comunidade", afirma.

No caso da região, são dez unidades localizadas nas divisas com a Capital: São Rafael, Sapopemba, Rosa da China, Formosa, Meninos, Parque Bristol, Caminho do Mar, Alvarenga, Navegantes e Três Lagos. Apesar da constatação, não é possível quantificar quantos moradores do Grande ABC frequentam as unidades, segundo a secretária. Em média, os equipamentos recebem até 3.000 pessoas por dia.

Projetado na gestão da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (2001-2004), o CEU tem proposta não só de resolver o problema de falta de vagas no ensino infantil, como estimular o convívio da comunidade. A vizinhança participa desde o processo de construção do local até da elaboração do projeto pedagógico, explica a secretária de Educação que implementou as primeiras unidades, Maria Aparecida Perez. "Como resposta, a população passa a cuidar do espaço e retoma a confiança na escola como instituição", avalia.

O projeto da gestão do PT previa construção de 45 equipamentos, sendo que 21 foram finalizados até 2004. Outros 25 CEUs foram construídos nas gestões dos prefeitos José Serra (2004-2006) e Gilberto Kassab. As unidades executadas posteriormente mantiveram a mesma essência, tendo sido modificado apenas o projeto arquitetônico.

Todos os CEUs possuem, além de prédio para creche e ensino infantil, espaço para eventos, teatro, três piscinas, biblioteca e telecentro.

Programação oferece atividade educacional, esportiva e cultural

A programação dos CEUs atende a diversos públicos e varia de acordo com a comunidade onde estão localizados. Desde crianças e jovens até adultos e idosos podem usufruir das atividades oferecidas pelos equipamentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos fins de semana e feriados, das 8h às 20h.

Todas as unidades oferecem creche e ensino infantil e em 22 equipamentos estão instaladas Etecs (Escolas Técnicas Estaduais).

Na área cultural, o projeto CEU é Show - programação especial de shows e espetáculos teatrais - é uma das opções comuns em todas as 46 unidades. Além disso, há programas de iniciação artística e à música, saraus, exposições e festas.

Para os interessados em esportes, as aulas mais concorridas são as que envolvem água: natação e hidroginástica. Há ainda opção para pilates, alongamento, caratê, entre outros.

Os espaços oferecem também bibliotecas e telecentros, onde é possível acompanhar aulas de informática e cursos profissionalizantes. Outra opção é as aulas de artesanato.

A programação livre inclui desde piscina - aos fins de semana - que chegam a ter fila de espera para o lazer, até quadras.

Para participar das atividades, basta fazer a carteirinha da unidade, mediante preenchimento de formulário e entrega de foto 3X4.


Em S.Bernardo, unidade da V.São Pedro segue modelo paulistano

Inaugurado no último domingo, o CEU Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro, em São Bernardo, é o primeiro complexo educacional e esportivo da região a funcionar nos moldes dos centros da Capital.

A unidade promete se consagrar como polo de atividades pedagógicas, culturais e esportivas para toda a comunidade. "Os meios de interação com a vizinhança e toda a cidade serão os mesmos. A diferença é que nosso foco principal é a educação infantil. O projeto arquitetônico diferenciado foi motivado por isso", explica a secretária de Educação, Cleuza Repulho.

A maioria das instalações do CEU Vila São Pedro é destinada ao ensino infantil, com 112 salas de aula para abrigar 5.168 crianças com idade entre zero e 10 anos. Em junho, passará a atender a comunidade com atividades culturais e esportivas.

As aulas para os 700 alunos com idade entre zero e três anos começaram no dia 17. Já os demais estudantes - 1.668 de pré-escola e 2.800 do ensino fundamental - ingressarão na unidade de ensino na segunda quinzena de maio.

O espaço foi construído no antigo Clube da Volks e recebeu investimento de R$ 60 milhões, sendo R$ 27 milhões do governo federal. Além de 112 salas de aula para 184 turmas, quatro bibliotecas, teatro com 456 lugares, o espaço tem ginásio de ginástica artística, duas quadras poliesportivas, dois refeitórios, vestiários e arquibancada para 150 pessoas.

As unidades de São Bernardo não terão piscina, um dos serviços de maior procura nos CEUs paulistanos. "Pelo clima da cidade, com muita chuva e neblina, optamos pelos ginásios de esporte, que podem ser utilizados o ano inteiro", justificou Cleuza.

A Prefeitura inaugura ainda neste ano as demais unidades prometidas: Três Marias (Celso Daniel), Silvina e Parque Hawai, sendo o primeiro entregue em junho e os demais no fim do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;