Política Titulo
Dilma rebate acusações
09/10/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, rebateu ontem as acusações de suposto esquema de favorecimento envolvendo a Petrobras e seu ex-assessor Ibanês César Cássel. "Aquela matéria é ridícula", criticou Dilma durante entrevista coletiva concedida em Brasília, referindo-se à reportagem publicada pelo jornal O Globo.

A candidata enfatizou que "ter uma empresa e participar do governo não é crime, nunca foi". Ela recorreu a exemplos como os dos ex-ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Roberto Rodrigues, da Agricultura, e Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio - que são empresários e exerceram o cargo sem nunca sofrer questionamentos da imprensa.

Ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras, a presidenciável do PT evitou comentar a desvalorização da empresa, decorrente de polêmica envolvendo operadores do mercado financeiro e relatórios bancários desfavoráveis. "Se ocorreu queda, é um ajuste. Não sei, não sou do mercado", afirmou, sem concluir o raciocínio.

A petista pediu cautela com as informações que circulam sobre estatais no período eleitoral. "É preciso ter cuidado com as especulações. Não é possível jogar sistematicamente contra a maior empresa do Brasil", advertiu.

DIVERSIDADE
Dilma voltou a afirmar que a discussão sobre o aborto, que domina a campanha, é legítima e necessária. Mas ponderou que não pode se transformar no "centro do debate eleitoral". "Não dá para conviver num clima de conflito, de ódio religioso. Este País sempre conviveu com a liberdade e a diversidade religiosa", lembrou.

Em visita à Casa de Ismael, instituição que acolhe crianças vítimas de abandono familiar, ela reafirmou o compromisso de construir 6.000 creches e prometeu fazer convênios voltados à proteção de crianças e adolescentes.

MUDANÇA DE AGENDA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu mão de viagens internacionais de despedidas e homenagens para se dedicar à campanha da petista Dilma Rousseff nos grotões e capitais onde a oposição teve votos expressivos.

Assessores do Planalto informaram que estão suspensas todas as discussões sobre temas externos e participações em eventos em que o presidente comemoraria o sucesso da imagem de estadista latino-americano.

Antes, ele pretendia participar do maior número possível de solenidades festivas. Ao longo do dia de ontem, a agenda do presidente foi alterada quatro vezes. Para os auxiliares, o sinal vermelho em épocas de crises e eleições fica claro com as mudanças da agenda. "Agora é só campanha", disse uma pessoa próxima do presidente. Ele cancelou encontros com ministros e técnicos para discutir um cronograma de deslocamentos pelo País e gravar programas de TV, num estúdio a 15 quilômetros do Planalto.

A agenda da próxima semana, fechada no fim da tarde de ontem por Lula e seus auxiliares mais diretos, deixa claro o esforço do presidente para eleger Dilma. Na segunda-feira, ele e a candidata estarão num comício em Ceilândia. Quarta-feira estará em Teresina (PI) e no dia seguinte vai para Belém (PA). Na sexta-feira inaugura usina hidrelétrica em Chapecó (SC).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;