Nacional Titulo
Carga útil de foguete brasileiro ainda nao foi recuperada
Do Diário do Grande ABC
09/02/2000 | 15:03
Compartilhar notícia


Depois de nove tentativas frustradas de lançar o VS-30, técnicos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) conseguiram colocar o veículo de sondagem no espaço no último domingo. No entanto, até agora nao conseguiram recuperar a carga útil do foguete com experimentos científicos e tecnológicos do Brasil e da Alemanha.

A previsao era que a carga útil caísse na regiao dos Lençóis Maranhenses e que o resgate fosse realizado em até uma hora em terra firme. Equipes de resgate ainda trabalham no município de Primeira Cruz.

A recuperaçao da carga útil está sendo feita no mar e somente depois do resgate, segundo o Serviço de Comunicaçao do CLA, é que os cientistas irao analisar se houve comprometimento dos experimentos. Esta seria a primeira vez que o CLA resgataria a carga útil de um foguete em terra firme, mas um problema no foguete, ainda nao identificado, fez com que o VS-30 se desviasse da trajetória prevista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;