Setecidades Titulo COLUNA
A escola da Praça Lauro Gomes

O Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz era recém-construído quando estes alunos tiraram o diploma do curso primário em 1960

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Na história da educação em São Bernardo, a presença do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz. Foi o primeiro da cidade, ocupando preliminarmente o casarão colonial construído pelo alferes Francisco Martins Bonilha, no século XIX.

Quando os alunos das fotos foram matriculados, o novo prédio da escola vivia seus primeiros anos. O casarão do Bonilha já havia sido demolido e a praça em torno, formada, com lembranças também do antigo campo do Palestra Itália local.

A importância da foto coletiva está nos nomes dos alunos, cada qual com uma história a contar e cujas origens também explicam – e muito bem – aspectos da formação étnica da cidade. Tempo do prefeito Lauro Gomes, do diretor Áureo Cruz, do delegado de ensino Olívio Gomes, da professora Laura Maria de Souza Garcia.

Com a colaboração do nosso orientador desta Semana, Roberto Ceola, Memória pretende destacar um pouco de cada um daqueles jovens adolescentes que aparecem vestidos a caráter.

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7155

Manchete – Celso Daniel (prefeito de Santo André em seu primeiro mandato) triplica gasto em publicidade; verba para a comunicação supera gasto com programa de favelas.

São Bernardo – Cidade da Criança reabre a pequena Amazônia.


Em 27 de agosto de...

1914 – A I Guerra. Manchete do Estadão: um Zepelin lança bombas sobre Antuérpia; Alfredo de Barros Moreira, ministro brasileiro, continua em Bruxelas.

Realizada a cerimônia inaugural do novo quartel do 3º Batalhão da Força Pública da Capital: Rua José Bento, 110, bairro do Cambuci.

1919 – A Prefeitura de São Bernardo (hoje Santo André) ultimava os trabalhos de reconstrução de ponte sobre o Rio Tamanduateí, danificada pelas últimas enchentes.

1939 – Lançada a pedra fundamental da igreja São João Bosco, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André.

1949 – Atílio Santarelli inaugura o Cine Santa Cecília, construído pelos irmãos Milanesi em Mauá.

1959 – Caixa Econômica Estadual inaugurada em Ribeirão Pires. O prefeito Francisco Arnoni recepciona o presidente da Caixa, Teófilo Ribeiro Andrade, que representou o governador Carvalho Pinto.

1969 – O prefeito Oswaldo Massei, de São Caetano, inaugura centro de processamento de dados, com computador NCR 315/100. Instalação feita no edifício da Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, à Avenida Goiás, 3.400, hoje sede da USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Hoje

- Dia do Corretor de Imóveis

- Dia Nacional do Psicólogo

- Dia das Vocações Leigas

- Dia do Catequista

Santa do dia

SANTA MÔNICA - (na estampa com seu filho Agostinho). Ela nasceu em Tagaste, atual Argélia, em 331; faleceu em Ostia, Itália, em 387

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 27 de agosto:

- Em São Paulo: Matão, elevado a município em 1898, quando se separa de Araraquara; Americana, elevado a município em 1924, quando se separa de Campinas; e Itobi, elevado a município em 1959, quando se separa de Casa Branca. 

- No Paraná, Candói

- Em Pernambuco, Correntes

- No Rio Grande do Norte, Ielmo Marinho

- Em Santa Catarina, Imaruí

- No Ceará, Mauriti e Santa Quitéria

- Em Alagoas, Minador do Negrão e Palestina

- Em Goiás, Santa Cruz de Goiás

- No Maranhão, São Vicente Ferrer

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;