Setecidades Titulo Memória
Mão e contramão, macacos na rua...

Quase tudo mudou na Rua Marechal Deodoro, mas ali estão até hoje dois estabelecimentos nacionais e de marcas renomadas

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
24/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 Quase tudo mudou na Rua Marechal Deodoro, mas ali estão até hoje dois estabelecimentos nacionais e de marcas renomadas

Casas Pernambucanas e Drogasil presentes lado a lado no Centro de São Bernardo há pelo menos 60 anos: Rua Marechal Deodoro, a poucos metros do Largo da Matriz.

A Marechal era ainda calçada por paralelepípedos, chamados de ‘macacos’; os carrões importados subiam e desciam, em duas mãos de direção também a poucos metros do Estádio Ítalo Setti, o campo do ‘Esporte’ – o EC São Bernardo, fundado em 1928.

Iluminação minguada, raros moradores conversando. Duas jovens com vestidos franzidos colocando a conversa em dia, tranquilamente. Que outra imagem marcaria melhor a São Bernardo daqueles anos 1950?

Data

O Meninos Futebol Clube, de São Bernardo, foi fundado às 20h do dia 24 de agosto de 1935, em frente ao prédio 18 da Estrada do Vergueiro. Como presidente provisório foi eleito naquela noite João Chiavaliero. O bairro mudou de nome. Virou Rudge Ramos. O clube, não. Preserva a linda denominação de Meninos.

AMANHÃ NA SEMANA SÃO BERNARDO

Eles trouxeram a Toscana a Riacho Grande

O Rei da Embolada

Texto: Milton Parron

O programa Memória deste fim de semana abordará a figura de Manuel Pereira de Araújo, que nos meios artísticos era chamado simplesmente de Manézinho Araújo e foi um dos mais populares intérpretes das décadas de 1940 a 1960, conhecido e aplaudido em todo o Brasil. Também era compositor e no fim da vida dedicou-se à pintura.

Manézinho Araújo, o Rei da Embolada, já tinha 32 anos de idade quando gravou, em 1945, a composição de Luis Gonzaga e Miguel Lima, Dezessete e Setecentos, seu maior sucesso em disco.

É de sua autoria Como Tem Zé na Paraíba, gravada por Jackson do Pandeiro; Cuma É o Nome Dele?; Há Sinceridade Nisso?; O Carreté do Coroné; O Chamego da Guiomar; Prá Onde Vai Valente?, Quando eu Vejo a Margarida e muitas outras.

Já consagrado, montou um restaurante no Rio de Janeiro, chamado Cabeça Chata, que se transformou num point da Cidade Maravilhosa.

Já sentindo o cansaço imposto pela idade, resolveu tirar o pé do acelerador e mudou-se para São Paulo, onde foi contratado da Record por um bom tempo.

Manézinho também figurou em vários filmes da Atlântida. Nascido em 1913 em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife, morreu em São Paulo em 1993, aos 80 anos de idade.

EM PAUTA – Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Manézinho Araujo. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, depois do futebol noturno, com reprise amanhã, às 5h. E na internet em bandeirantes.com.br – No ar.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 24 de agosto de 1989 – ano 32, edição 7152

Manchete – PT de Diadema expulsa vice-prefeito Antonio Justino, o Tonhão

Santo André – O atropelamento e a morte de uma dona de casa na Avenida Pereira Barreto revoltaram os moradores que, em passeata, pediram ao prefeito Celso Daniel uma passarela no local. O prefeito prometeu construí-la em 60 dias.

Comunidade e Imprensa – Sociedade Amigos da Iugoslávia, de São Paulo, comemora 30 anos e lança a revista Saiug, editada pelo jornalista Aleksandar Jovanovic, ex-Diário.

Futebol – O técnico Filpo Nuñes deixa o EC Santo André.

Polícia – Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) já está em ação nos sete municípios do Grande ABC.

Em 24 de agosto de...

1929 – Prefeito Saladino Cardoso Franco sanciona as leis números 281, 282 e 283, que ampliam os limites do perímetro urbano de Santo André e São Caetano.

1954 – A história política brasileira registra o suicídio do presidente da República, Getúlio Vargas.

1969 – Inaugurado mausoléu em homenagem ao ex-prefeito Lauro Gomes de Almeida no Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, projeto do arquiteto Galileu Emendábile.

Realizada bênção solene da estrutura da nova igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Flórida, esquina com a Rua Oriente, em Vila Barcelona, São Caetano.

Nove padres celebram missa de ação de graças na Praça Lauro Gomes pelo aniversário de São Bernardo. Participou o Coral do Jota, com jovens católicos da cidade entoando cânticos em ritmo jovem.

1974 – Morre, em São Bernardo, o empresário João Corazza.

1984 – Prefeitura de São Bernardo inaugura a Central de Atendimento ao Público por Telefone. Basta acionar o número 156.

Hoje

Dia da Infância

Dia dos Artistas

Santos do Dia

Emilia de Vialar

Maria Micaela

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 24 de agosto:

Em São Paulo, Buritama, elevado a município em 1949, quando se separa de Monte Aprazível; e Rubiácea, elevado a município em 1949, quando se separa de Guararapes.

Na Bahia, Barra do Rocha

Em Alagoas, Maribondo e Taquarana

No Ceará, Ubajara

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;