Cultura & Lazer Titulo Arte
Retomada

Depois de 12 anos, Salão de Arte Contemporânea volta a ser realizado em São Bernardo

Por Miriam Gimenes
24/08/2019 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


São Bernardo hoje estará em festa. É que, após 12 anos de hiato, volta a ser realizado o Salão de Arte Contemporânea do município, com abertura prevista para as 19h30 na Pinacoteca da cidade. O evento, que está na 12ª edição, é uma das principais políticas culturais de fomento e difusão na produção contemporânea das artes visuais, não só da cidade como também do País.

A curadora da Pinacoteca de São Bernardo, Célia Regina Tofanello, diz que o número de inscritos nesta retomada – o primeiro foi em 1991 e o último, em 2007 – superou as expectativas. “Chegaram obras do Brasil inteiro, muito mais do que prevíamos. Artistas de 17 Estados fizeram a inscrição, e somaram 454. Teve até inscrito dos Estados Unidos. Esse salão é de extrema importância não só para cidade, porque é um marco, essa gestão está fazendo várias retomadas de coisas importantes”, comemora. Serão premiados, por uma quantia somada em R$ 10,5 mil, quatro artistas, escolhidos por uma comissão composta por especialistas em Artes Visuais. <EM>

Do total, foram selecionadas 47 obras, de 33 artistas e um coletivo. Entre elas estão projetos expositivos individuais ou coletivos de artes visuais de linguagens artísticas contemporâneas, como desenho, escultura, cerâmica artística, colagem, pintura, instalação, design, quadrinhos, grafite, fotografia, gravura (litogravura, serigrafia, xilogravura, gravura em metal e congêneres) e performance.

“Todos os trabalhos são contemporâneos e dentro deles temos muitos temas relacionados com a nossa sociedade, entre eles problemas ambientais, outros sobre a violência, gêneros. Eles demonstram ter sido feitos em cima de muita pesquisa. Está um salão bem diverso”, analisa a curadora.

Não só o público adulto da região poderá apreciar as obras, mas também as crianças. Segundo Célia, atividades educativas já estão agendadas e pelo menos 400 alunos da rede pública devem passar por semana pela Pinacoteca para apreciar as obras. “É muito importante educar essas crianças desde pequenas, fazer esse acolhimento e mostrar as variantes que podem tomar uma obra de arte.”

Outro importância dessa retomada, acrescenta, é a abertura de mais um espaço positivo de destaque na região. “Muitos artistas vieram trazer pessoalmente seus trabalhos. A gente vê que a volta do Salão foi algo motivador para eles, que muitas vezes não encontram onde expor suas obras, não se sentem valorizados. Além disso muitos vêm para cá para pesquisar, para desenvolverem seus trabalhos, temos também espaço para isso. É muito satisfatório participar de um evento de grande importância dentro das artes não só para cidade, mas para o País como um todo”, finaliza.


12º Salão de Arte Contemporânea –
Exposição. Na Pinacoteca – Rua Kara, 105, Jardim do Mar. De hoje até 30 de dezembro. Visitação gratuita de terça a sábado, das 9h às 18h.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;