Memória Titulo
Um calendário litúrgico no Jardim do Lago

No levantamento para o livro que fazemos, voluntariamente, para assinalar...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


No levantamento para o livro que fazemos, voluntariamente, para assinalar os 200 anos da primeira paróquia do Grande ABC, a da Boa Viagem, em São Bernardo (1812 - 2012), encontramos este calendário da Paróquia da Sagrada Família, no Jardim do Lago. Num único documento, o registro da matriz e das suas cinco capelas.

Quem nos passou o documento foi dona Rosa, a Maria Alves de Menezes, antiga moradora do bairro, filha de um dos fundadores, sr. Abdias, hoje com 95 anos.

O calendário é importante porque populariza, em todo o território da paróquia, a sua formação. Em torno da matriz, as capelas, dirigidas pelo mesmo pároco, padre Paulo Afonso da Silva, e cuidadas pelas comunidades.

São os bairros do que se pode chamar de o Grande Jardim do Lago e Jardim Ipê, Parque Havaí, Jardim Detroit, Divinéia, Jardim Claudia e Sítio Bom Jesus. São bairros rodeados por outros bairros tradicionais. De um lado, Assunção e Casa; de outro, Demarchi e Batistini; por fim, a Grande Alvarenga. Uma nova região dentro de São Bernardo, em área de mananciais, com uma rica história em construção.

A arquitetura da Matriz Sagrada Família é diferenciada. A parte interna está quase toda concluída, com salas que têm os nomes das capelas da paróquia. Por fora, trabalha-se na fachada, construindo-se a torre monumental.

A Paróquia Sagrada Família, de São Bernardo, foi criada por dom Nelson Westrupp, em 1998. Foi a primeira que ele criou na Diocese. Temos ali um grupo de Folia de Reis chamado Estrela Guia, da Comunidade Divinéia. E o costume anual de se levar uma cruz de madeira ao alto do morro da Fome, já no Batistini, todo 1º de maio.

EQUIPE 

Chegamos aos jardins do Lago e Ipê dentro do projeto de Memória da Secretaria de Planejamento de São Bernardo, com os agentes João Batista da Silva Lemos (JB), Jonas Ruiz de Oliveira e Claudinei Correia de Mello (Nei, biólogo, que estuda a fauna do Grande ABC).

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 4 de dezembro de 1981

Manchete - Chuvas causam tragédias em três Estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

São Caetano - Comerciantes querem Zona Azul.

Movimento sindical - Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema estudam o Pão Desemprego, em conjunto com a Associação dos Panificadores; GMB sem previsão de dispensas.

Editorial - Desprezo pelo andreense é o que se vê.

Política (Aleksandar Jovanovic) - Prefeito cassado por corrupção, em 1961, pode ser o tertius do PMDB, em

Santo André. Oswaldo Gimenez, candidato a prefeito?

Automobilismo (Luiz Carlos Medeiros) - E o Voyage já é o carro mais vendido no País.

EM 4 DE DEZEMBRO DE...

1916 - A lei estadual 1.512 cria o Distrito de Paz de São Caetano, cuja instalação se daria em 6 de fevereiro de 1917.

1971 - Diadema abre ao público a I Feira da Indústria.- Escola Técnica de Cerâmica Armando de Arruda Pereira, do Senai, em São Caetano, abre a I Exposição de Cerâmica.- São Bernardo inaugura a I Feira do Lar.

Trabalhadores
Nasce em 4 de dezembro:

1927 - José Ribeiro de Souza, do Ceará. Primeiro operador da IRFM.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS 
Hoje é o aniversário de Conchas e Xavantes.

HOJE 
Dia Mundial da Propaganda, Dia do Ministério Público, Dia do Orientador Educacional, Dia do Perito Criminal Oficial e Dia do Trabalhador em Minas de Carvão.

SANTOS DO DIA 
Bárbara, Bernardo de Parma e João Damasceno.
São Damasceno (Damasco, Síria, 675 - 749). Padre e doutor da Igreja. Suas obras mais importantes são A fonte da ciência, A fé ortodoxa, Sacra paralela e Orações sobre as imagens sagradas, onde defende o culto das imagens nas igrejas, contra o conceito dos iconoclastas.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br . 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;