Economia Titulo
Remuneração é equivalente ao tamanho da empresa
Por
27/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Das 4,1 milhões de empresas ativas no País em 2008 segundo o Cempre (Cadastro Central de Empresas) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3,6 milhões (88,7%) tinham zero a nove pessoas ocupadas, denominadas microempresas. Porém, as empresas com cem ou mais pessoas atarefadas, ou grandes empresas, (28.830, ou 0,7% do total em 2008), eram as mais importantes em pessoal ocupado total (14,3 milhões, ou 43,4%), pessoal ocupado assalariado (14,2 milhões, ou 52,6%) e salários e outras remunerações (R$ 297 bilhões, ou 68,1%).

Segundo a pesquisa, o valor de salários e outras remunerações pagos pelas empresas do Cempre em 2008 "apresentou uma relação direta com o porte das empresas". Enquanto nas empresas com zero a nove pessoas ocupadas o salário médio mensal foi de 1,8 salário mínimo, as empresas com cem pessoas ocupadas ou mais pagaram mais que o dobro, ou quatro salários mínimos.

Somente as empresas com cem ou mais pessoas ocupadas pagaram salários acima da média (3,1 salários mínimos). O maior salário médio mensal foi pago em São Paulo (3,9 salários mínimos). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;