Setecidades Titulo Celebração
Festa Italiana de São Caetano terá cardápio diversificado

Além das tradicionais massas, evento terá lanches de pernil e fondue; atividades começam sábado

Por Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
01/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Como parte das comemorações pelos 142 anos da fundação de São Caetano, a 27ª edição da tradicional Festa Italiana da cidade começa neste sábado, com entrada gratuita. O evento se estenderá por todos os fins de semana de agosto, a partir das 18h, na Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação. Para este ano, serão 26 barracas que servirão, além dos pratos típicos de diversas regiões da Itália, alimentos como lanches de pernil, churros e fondue de chocolate.

Presidente do Lions Club da cidade, Sueli Camargo observa que a reciclagem no cardápio é a aposta da entidade para a sua barraca, presente no evento há cerca de dez anos. “Desde o ano passado já percebemos que os cardápios apresentavam mais massas, então decidimos acrescentar outras opções de comidas, mas sem perder a essência da festa”, comenta. 

Em 18 metros quadrados de barraca, os visitantes poderão conferir desde o famoso frango com polenta, pizzas de massa folheada, macarrão alho e óleo até as novidades, como os lanches de pernil e as sobremesas: cannoli (massa doce frita em formato de tubo com recheio), churros e o fondue de chocolate. 

Até sábado, os cerca de 30 voluntários do Lions Club se organizam na decoração da barraca. “Deixaremos um ambiente confortável para quem nos visitar. A decoração iniciaremos amanhã (hoje) com o objetivo de deixar a barraca muito parecida com uma cantina de rua”, ressalta Sueli, que já celebra o fato de ter reservas para o primeiro dia de festa. “Começamos com o pé direito.”

Outra barraca que também já está sendo preparada para a Festa Italiana é a comandada pelo Rotary Club de São Caetano. Segundo o secretário da entidade, Achilles Nunes, a aposta para atrair a clientela está nos molhos e nas massas. “Serão dois tipos de massas, a espaguete e penne, e quatro tipos de molho para complementar, como ao sugo e com polpeta, além da tradicional lasanha”, comenta. O espaço servirá, entre as bebidas, vinho, no entanto, é preciso consumir dentro da barraca. “Eles são muito esperados pelos nossos visitantes. Precisa ter", diz. 

Todas as 26 barracas são de entidades assistenciais aprovadas em chamamento público. A renda obtida com a venda das iguarias será revertida para o trabalho social.

A programação musical contará com shows de Fred Rovella (dias 3, 4, 10, 17 e 25), além de Família Lima (dia 11), Banda Ece Som Itália (dia 18), show A Bella e os Tenores (dia 24) e Sérgio Reis (dia 25).

Celebração é a terceira maior do Estado

Criada em 1993, a Festa Italiana de Rua de San Gaetano – como era chamada em sua primeira edição – foi uma forma de resgatar a tradição dos eventos feitos em homenagem ao padroeiro da cidade, no século XIX.

Naquela época, o dia de São Caetano Di Thiene (7 de agosto) era celebrado no bairro de fundação da cidade, ao redor da antiga capela, onde se encontra atualmente a Paróquia São Caetano. Sempre sucesso de público, a Festa Italiana se consolidou na agenda municipal da cidade e tem sido realizada, ininterruptamente, há 27 anos. 

Hoje, o evento é considerado o terceiro maior do Estado – ficando atrás apenas da Festa de São Vito, no Brás, e da Festa de Nossa Senhora Achiropita, na Bela Vista.

Presidente da comissão de organização do festejo, Charly Farid ressalta o sucesso da festa. “Com o passar do tempo, a Festa Italiana se tornou referência. Tem média de público de 60 mil pessoas e, para este ano, estamos trabalhando com o piso de alcançar até 70 mil visitantes”, finaliza.

Para garantir a segurança do evento, haverá monitoramento por câmeras e a Polícia Militar, a GCM (Guarda Civil Municipal) e o Conselho Tutelar trabalharão em parceria. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;