Internacional Titulo
Governo da Índia testa míssil de longo alcance
Por
19/04/2012 | 00:47
Compartilhar notícia


A Índia testou nesta quinta-feira um novo míssil de longo alcance capaz de transportar uma ogiva nuclear de uma tonelada a qualquer região militar da China, disse uma fonte ligada à Defesa.

O Agni V, de 17 metros, com alcance de mais de 5 mil quilômetros, foi lançado às 23h35 de quarta-feira, no horário de Brasília, de uma base de testes fora do Estado oriental de Orissa, disse um oficial que preferiu não se identificar. "Levará algum tempo para se saber se o lançamento foi bem-sucedido", afirmou a fonte.

A Índia vê em seu míssil Agni V seu grande impulso para suas aspirações ao poder regional, e assim estreita, embora ligeiramente, o enorme fosso existente entre ela e os sistemas tecnologicamente avançados de mísseis da China.

Um teste bem-sucedido levaria a Índia a integrar o seleto grupo de nações com mísseis intercontinentais, com alcance de até 8 mil quilômetros. Atualmente, apenas cinco membros do Conselho de Segurança da ONU possuem declaradamente mísseis como este: Reino Unido, China, França, Rússia e EUA. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;