Direitos do consumidor Titulo
Na Páscoa: Cuidado com os ovos

Chocolates não possui informação sobre a quantidade de cacau no rótulo

Idec
29/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Todos os anos, no período de Páscoa, um produto invade todos os supermercados do País e traz consigo inúmeros apelos de marketing para a sua compra e, por esse motivo, vira alvo de atenção do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que busca orientar o consumidor na hora da compra. São os ovos de Páscoa.

Já averiguado anteriormente pelo Idec, os ovos de Páscoa são numerados de acordo com critério individual de cada fabricante, sem relação direta com a quantidade de chocolate que o produto possui. Em levantamento com a comparação dos pesos dos ovos de mesma marca, a constatou-se variação de até 11% no peso.

O Idec também verificou que os chocolates em barra chegam a ser quatro vezes mais baratos que os ovos de Páscoa de mesma marca, qualidade e quantidade (veja mais informações na página 7).

E as diferenças de preços também são consideradas de acordo com o brinde que os produtos trazem. E todos os fabricantes dos ovos pesquisados usam personagens licenciados por marcas nacionais e internacionais, o que contraria compromissos de autorregulação publicitária.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS - A análise das informações nutricionais dos ovos de Páscoa pesquisados pelo Idec demonstrou que todos os produtos contêm quantidades significativas de gorduras saturadas e, embora atendam à norma estabelecida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as informações nutricionais apresentadas nos rótulos dos produtos são confusas.

A pesquisa deste ano do Idec revelou ainda que a maioria dos chocolates não possui informação sobre a quantidade de cacau no rótulo. E, segundo o estudo,das 11 marcas pesquisadas, apenas uma tem o percentual estampado.

Seria muito importante que o teor de cacau viesse impresso no rótulo, até porque, se trata de um direito à informação ao comprador, assegurado pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Em todos esses casos, é preciso que o consumidor esteja atento na hora da compra, para sua melhor escolha e, no caso de dúvida, deve cobrar informações mais claras das empresas, por meio dos seus canais de atendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;