Setecidades Titulo Cuidadoso
Projeto de S.Bernardo atende 3.000 idosos em um ano

Após avaliação profissional, pacientes participam de atividades de lazer, saúde e convívio social

Yasmin Assagra
07/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O primeiro centro de atendimento exclusivo à população idosa da cidade de São Bernardo, o programa Cuidadoso, completou um ano de funcionamento no último dia 21. O projeto piloto, que funciona em conjunto com a UBS (Unidade Básica de Saúde) Rudge Ramos, localizada no bairro de mesmo nome, na Rua Ângela Tomé, 246, já beneficiou, neste período, pelo menos 3.000 pacientes com consultas.

Entre os atendimentos realizados, 456 foram com o médico geriatra, 901 com fisioterapeuta, 1.050 com o educador físico, 572 com odontogeriatra, além de 30 moldagens de prótese dentária. Para a implementação da medida, foi necessária a adaptação de espaço anexo à UBS, com três consultórios e uma sala multiprofissional – o investimento aproximado foi de R$ 100 mil.

O fisioterapeuta do programa, Cleber Augustus, esclarece que trata-se de um serviço especializado dentro da UBS, eficiente e pioneiro no município. “Sentimos que os pacientes, além de gostarem de vir para cá, evoluem a cada sessão. O idoso é encaminhado para nós e fazemos a avaliação do diagnóstico.”

Segundo o especialista, os principais problemas encontrados nas pessoas que chegam na unidade para tratamento são os diagnósticos de artrose, bursite, nervo ciático e a falta de equilíbrio. “Além de toda a parte estrutural que precisamos acompanhar, é importante para eles também o convívio social. É fundamental”. conta.

O aposentado Luiz Carlos do Prado, 60 anos, procurou o programa para que os pais passassem por tratamentos e acabou ingressando também. “Participava do outro projeto da cidade chamado De Bem com a Vida (programa que insere práticas corporais no cotidiano das UBSs), mas no Cuidadoso comecei a tratar minha instabilidade no tornozelo fazendo pilates duas vezes na semana e foi muito importante, pois além de melhorar meu desempenho, a interação também é muito bacana”, comenta. O morador ressalta a importância da oferta de serviços do tipo pelo poder público. “Aconselho toda população a procurar mais informações sobre esses serviços. Essas atividades vão além de remédios. São métodos simples e gratuitos”, finaliza.

O bairro Rudge Ramos foi escolhido pela administração para receber o Cuidadoso por concentrar alto número de pessoas com mais de 60 anos – são 3.740 moradores. No total, São Bernardo conta com 99 mil idosos cadastrados no projeto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;