Economia Titulo
Incertezas exigem que BCE mantenha política monetária acomodatícia, diz Guindos
Por
04/07/2019 | 07:02
Compartilhar notícia


O vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, disse hoje que um ambiente de incertezas torna necessário que a instituição mantenha uma política monetária acomodatícia para que a inflação da zona do euro siga numa trajetória sustentada em direção a sua meta oficial, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%.

Guindos, que falou durante discurso na capital portuguesa, Lisboa, afirmou que a zona do euro enfrenta "renovados obstáculos globais que estão pesando na perspectiva econômica".

Segundo o vice do BCE, incertezas relacionadas a ameaças de protecionismo comercial, vulnerabilidades em mercados emergentes e fatores geopolíticos, incluindo os relacionados ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia - o chamado "Brexit" -, tornam o ambiente econômico "mais desafiador".

O ambiente atual, destacou Guindos, indica que os riscos para o crescimento econômico "estão inclinados para o lado negativo".

Guindos fez o pronunciamento durante conferência internacional anual do Centro de Investigação, Regulação e Supervisão Financeira (CIRSF).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;