Política Titulo
Mais compromissos de Doria para região
Por Raphael Rocha
Do dgabc.com.br
04/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O pacote de obras de mobilidade urbana anunciado ontem pelo governador João Doria (PSDB) aumenta a lista de promessas do tucano para o Grande ABC, em outras frentes da gestão pública. O chefe do Estado apresentou, em março, o programa IncentivAuto, voltado à indústria automotiva e com retorno de 25% do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) às empresas que investirem na produção. O decreto regulamentando o projeto, porém, ainda não saiu. Outra pauta pendente é o comprador da área onde fica a Ford, em São Bernardo. A montadora norte-americana deixará o Grande ABC em novembro. Foram alguns prazos dados sobre a transferência. O último, no fim de maio, estimando que no começo de junho haveria divulgação do comprador da fábrica. Não há resposta sobre esse tema. Em abril, Doria assegurou que iria tirar do papel o piscinão Jaboticabal, na divisa de São Paulo com a região, com recursos da Caixa. A obra começaria no fim do ano. Por ora, entretanto, o banco estatal não liberou a verba.

Patinho feio?
Chamou muita a atenção o fato de Diadema ter sido completamente esquecida no pacote de mobilidade urbana lançado pelo governador João Doria (PSDB) ontem, no Palácio dos Bandeirantes. Todas as cidades foram contempladas – umas com mais, outras com menos – com obras. Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra serão beneficiadas com a modernização dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O município andreense, ainda, terá a Estação Pirelli, antiga reivindicação local. São Bernardo será ponto de partida da futura Linha 20-Rosa, que sairá, via Metrô, do Rudge Ramos para o bairro da Lapa, na Capital. Santo André, São Bernardo e São Caetano ainda terão o BRT. Diadema, nada.

Últimos detalhes
Antes da entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) se reuniu reservadamente com os prefeitos do Grande ABC para detalhar o pacote de mobilidade urbana. A ideia era falar sobre a troca de modal da Linha 18-Bronze, de monotrilho para BRT, e, quiçá, a Estação Pirelli da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Houve pedido dos chefes de Executivo para que mais compromissos fossem firmados. Então, resgataram projetos que estavam engavetados no governo do Estado.

Apoio
O vereador Luiz Alberto (PT), de Santo André, procurou a coluna para dizer que apoia a pré-candidatura de Erick Elói à Prefeitura dentro do petismo. “Dentro dos nomes comentados, é o que mais tem dialogado. É uma novidade. Não é novo, porque tem história no partido. Defendo essa candidatura”, discorreu o parlamentar. “Outra vantagem que vejo no Elói é que não está vindo com essa de pré-candidatura a prefeito pensando em uma eventual candidatura a vereador ou para não perder a vaga que já tem. Ele já protocolou a intenção dele, aliás. Se outros quiserem (ser pré-candidatos), façam que nem ele (Elói).”

Faculdade de Direito
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), sancionou ontem reajuste aos funcionários da Faculdade de Direito, com reestruturação da carreira. No pacote, há aumento de até 30% nos honorários. “Sancionar esta lei, além de motivo de alegria, reforça meu compromisso nesta gestão em priorizar e valorizar a mão de obra, o trabalho e, consequentemente a educação de qualidade. Esse incremento é ainda mais significante, pois estamos enfrentando essa crise econômica, mas mantendo os vencimentos em dia, atentos para geração e manutenção de negócios na nossa cidade”, disse Morando.

Debate
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2020 é a protagonista da pauta da sessão de hoje na Câmara de Diadema. Na semana passada, em prévia do debate sobre o projeto, já houve bate-boca sobre a construção de outro hospital municipal e do pronto atendimento infantil, promessas de campanha de Lauro Michels (PV) que não avançaram. A tendência é de mais discussões na plenária que começa às 14h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;