Esportes Titulo
Palestra festeja 65 anos de olho no acesso à Série A-3
Por Divanei Guazzelli
Da Redaçao
01/09/2000 | 01:10
Compartilhar notícia


O Palestra comemora nesta sexta 65 anos de olho no acesso para a Série A-3 de 2001. Fundado no dia 1º de setembro de 1935, o clube de Vila Ferrazópolis é o segundo mais antigo do Grande ABC a praticar atualmente o futebol profissional, perdendo somente para o Sao Bernardo, o seu rival na cidade. A história do Palestra está ligada à chegada de famílias que se tornaram tradicionais em Sao Bernardo e fizeram do futebol uma das principais razoes de permanência na cidade.

As vésperas de participar de mais uma fase semifinal da Série B-1, campeonato que disputa desde 1998, o Palestra tem hoje no futebol o seu carro-chefe, mas já atuou em competiçoes oficiais de outras modalidades, como vôlei, basquete, handebol e aeromodelismo. No futebol profissional, o clube teve três períodos distintos: no início dos anos 50, quando disputou a segunda divisao paulista; no final dos anos 80, ao conseguir o acesso da entao quarta divisao para a terceira e, em 1997, ano do acesso da entao Série B-1 (B) para a atual B-1. Na última conquista, a equipe era treinada por Formiga, que atuou no célebre time do Santos de Pelé nos anos 60. 

Com complexo esportivo em Vila Ferrazópolis, onde ficam campo, ginásio, alojamento e refeitório, o Palestra busca por meio de parcerias a consolidaçao no profissionalismo. O presidente Fábio Cassetari, para quem a maior fonte de recursos de uma equipe da B-1 é "a revelaçao e negociaçao de passes de jogadores", conseguiu patrocínio na camisa de empresa de Sao Bernardo, Zíperes Rubinho, conta com a participaçao dos empresários William Saba e Fernando da Costa e ainda fez convênio com o Mesc, um dos clubes poliesportivos mais tradicionais da cidade, e com a Casa de Estudantes Harmonia. 

Os 65 anos serao comemorados com um jantar, a partir das 20h, no Restaurante Florestal, em Sao Bernardo. No domingo, o Palestra espera ganhar o primeiro presente pela data: o time estréia na semifinal da B-1 às 11h, no estádio 1º de Maio, na Vila Euclides, contra o Batatais, em um busca de uma vaga para o quadrangular decisivo. 

Mauaense - O técnico Carlos Alberto Seixas deve definir hoje o substituto de Bigu, suspenso, para o jogo do Grêmio Mauaense com o Sertaozinho amanha, às 15h, no estádio Municipal de Mauá, na abertura do Grupo 4 da semifinal da B-1. A possibilidade maior é a volta de Iriney, compondo o meio-campo com Cristiano e Silas.

Apesar da ausência do volante, Seixas vai manter a equipe base das últimas cinco partidas, com quatro vitórias seguidas e um empate com o Flamengo, de Guarulhos, líder disparado das fases classificatórias.  A dupla de ataque, Durvalino e Marcelo Grande, é um dos trunfos do Mauaense. O primeiro é um dos principais artilheiros do campeonato, e o segundo retornou ao Mauaense depois de passar por vários clubes, entre os quais do futebol finlandês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;