Internacional Titulo
Juíza permite ação de US$ 280 bi contra indústria do cigarro
Da AFP
24/05/2004 | 19:23
Compartilhar notícia


Uma juíza americana se recusou nesta segunda-feira a bloquear uma ação de US$ 280 bilhões do governo federal contra a indústria do cigarro.

Na ação, a indústria do tabaco é acusada de manipular os níveis de nicotina, mentir aos consumidores sobre os perigos do fumo e promover campanhas multimilionárias de publicidade visando os adolescentes.

A juíza federal Gladys Kessler determinou nesta segunda-feira que a ação, baseada na lei sobre o crime organizado, deve ser considerada, rejeitando a moção apresentada pela indústria do cigarro para invalidá-la.

A ação foi apresentada à Justiça em 1999 pelo então governo do presidente Bill Clinton com o objetivo de compensar décadas de enriquecimento ilícito da indústria do cigarro por meio de práticas de mercado fraudulentas e perigosas.

Esta é a primeira ação em que o governo federal estabelece um valor de indenização por danos decorrentes da indústria tabagista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;