Cultura & Lazer Titulo
Músicos brasileiros impõem repertório
João Marcos Coelho
Especial para o Diário
29/12/2001 | 15:07
Compartilhar notícia


Dois CDs lançados este ano mostram como os músicos brasileiros podem encontrar meios e alternativas para se impor no repertório nacional e no internacional. Tanto se pode divulgar a produção brasileira como obter alto padrão de qualidade no chamado grande repertório.

Um deles, distribuído internacionalmente pela gravadora alemã Glissando, traz o pianista Caio Pagano, há 15 anos radicado nos Estados Unidos e hoje professor na Universidade do Arizona, em Phoenix, interpretando Música para Crianças (Glissando, R$ 40 em média) de Heitor Villa-Lobos. Trata-se das deliciosas coletâneas Carnaval das Crianças e os seis álbuns do Guia Prático. Caio, que também divide, em Portugal, a direção artística do Centro Belgais de Estudos das Artes, idealizado pela notável pianista portuguesa Maria João Pires, instaura um novo patamar na interpretação de Villa-Lobos.

Sem descuidar das raízes, não carrega no entanto as tintas nelas; antes, faz ressaltar o que há de inovador e belo na escrita pianística de Villa-Lobos. E sai-se plenamente vencedor do desafio. Tanto que revistas especializadas norte-americanas (Fanfare) e européias (Gramophone e BBC Music, inglesas, e a FonoForum, alemã) colocaram o CD como referência na interpretação dessas obras. Pena que a gravadora alemã não tenha boa distribuição no Brasil. Em todo caso, é possível encontrá-lo em grandes lojas como FNAC e Saraiva ou então na Laserland (também pode-se recorrer ao e-mail do intérprete, caio.pagano@belgais.net).

Já o CD Flautas Fantásticas é nacional (Paulinas/Comep, R$ 20 em média), e é o oitavo volume da série Régia Música, concebida e dirigida pela pianista Maria José Carrasqueira. Ela é responsável pela produção não só de CDs excepcionais como também de eventos (Festivais Internacionais de Flauta) e edições de partituras da Coleção João Carrasqueira. Na mesma série Régia Música, ao excepcional volume com a obra de Pixinguinha somam-se, neste fim de ano, dois volumes, um para flauta, outro para piano, com a obra completa do pioneiro do choro, Patápio Silva, pela Vitale.

No CD, o duo integrado por Maria José e seu irmão, Antonio Carlos, o mais notável e eclético dos flautistas brasileiros da atualidade, recebe um convidado: o flautista norte-americano Brooks de Wetter-Smith. E o caminho é inverso ao de Caio: privilegia a produção internacional. No caso, um acerto, já que crescem muito a variedade e o interesse do programa do CD.

Metade dos pouco mais de 70 minutos de música é preenchida com música concertante do século XIX para duas flautas: um melodioso Andante e Rondó, de Franz Doppler (1821-1883), o Trio opus 119 de, Friedrich Kuhlau (1786-1832); e uma première mundial, as Variazioni Brillanti sobre um Tema Russo, de Cesare Ciardi (1818-1877), flautista italiano que fez carreira na Ópera Imperial de São Petersburgo.

Duos geniais – Wetter-Smith e Carrasqueira brilham como nunca em dois duos geniais, o primeiro assinado pelo filho mais velho de Johann Sebastian Bach, Wilhelm Friedemann; o segundo, uma sonata para duas flautas composta por um dos nomes mais interessantes da criação francesa do século XX e injustamente marginalizado, Charles Koechlin (1867-1950).

A atualidade fica por conta do brasileiro Edmundo Villani-Cortes, com seus dançantes Borulóides, e do norte-americano Gary Schocker. Nos dois compositores, um mergulho gostoso na música popular.

O duo brasileiro já assinou excelentes gravações ao longo do tempo, mas este Flautas Fantásticas destaca-se pela inteligência na escolha do repertório, pela elevada qualidade musical e por um detalhe final: o cuidado no encarte interno. Raras vezes se viu produção brasileira com esse esmero nos textos e produção de fotos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;