Setecidades Titulo Após reforma
Albert Sabin dobrará leitos de internação

Após passar por reforma, equipamento de São Caetano reabrirá às portas no próximo mês

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
03/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 O número de leitos de internação do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, em São Caetano, irá quase dobrar a partir do próximo mês, quando o equipamento de Saúde reabrir suas portas após ter sido fechado em setembro de 2017 para ampla reforma. De acordo com a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a quantidade de vagas disponíveis a pacientes passará de 20 para 37.

Com a reestruturação do complexo, a unidade terá 18 leitos de internação para homens, 18 para mulheres e um infantil. “O hospital passa a contar com mais espaço para atendimento de emergência, somado à toda estrutura hospitalar revitalizada.”

Além da ala de internação, o equipamento terá ainda dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cinco consultórios médicos, três salas de triagem e 12 poltronas para medicação. A estimativa é que, com a ampliação, o espaço, que até então tinha média de 600 a 900 atendimentos por dia, amplie este volume para 1.000. Atualmente, os casos de emergência têm sido acolhidos pelo Hospital São Caetano.

Principal responsável por atender casos de emergência no município, o Albert Sabin sofrerá mudanças na sua dinâmica de funcionamento a partir da sua reabertura.

Com a inauguração, no próximo mês, da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, em área anexa ao complexo, a administração municipal fará divisão de pacientes com base na cidade de origem. Enquanto o novo equipamento funcionará como porta aberta, o hospital terá acesso especial a moradores de São Caetano.

Segundo o Paço, a medida visa sanar os transtornos causados devido ao alto índice de pacientes vindos de fora da cidade, volume este que gira em torno de 70% dos casos.

Em entrevista recente ao Diário, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) disse que, para fazer esse controle, a Prefeitura deverá criar, ainda neste ano, uma espécie de CPF do morador são-caetanense. “O munícipe, por meio do cartão, passa para o hospital. (Enquanto) O não morador fica na UPA, com toda a assistência”, afirma o chefe do Executivo, ao ponderar que a ação visa criar um controle maior da ocupação de leitos na cidade.

Erguida pelo próprio município, sem recursos do governo federal, a UPA do município terá atendimento ao público adulto e infantil. Os custos da obra foram inseridos no orçamento de R$ 4,7 milhões para revitalização do Albert Sabin.

O equipamento, segundo a Secretaria de Saúde, terá como foco os casos de urgência, inclusive, os vindos da central 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O espaço terá 24 leitos, sendo 16 adultos, seis infantis e dois de isolamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;