Cultura & Lazer Titulo Literatura
Livraria itinerante

Andreense Thais Castellano cria o projeto Book Bike pensando em facilitar acesso à leitura

Caroline Manchini
Especial para o Diário
19/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Fugir do comum, fomentar a Cultura regional e facilitar o acesso a livros foram as principais motivações de Thais Castellano, 58 anos, quando decidiu colocar em prática o projeto Book Bike. 

Inspirada nos famosos food trucks, caminhonetes ou carros gastronômicos que vendem variados tipos de comidas, a proprietária da livraria andreense Affonso e Castellano sentiu a necessidade de inovar e resolveu substituir as iguarias por livros infantis, acadêmicos e literários.

A bicicleta móvel, que abriga mais de 100 livros, tem cerca de 20 dias de existência e, apesar da pouca idade, já esteve em feiras estudantis de algumas escolas do Grande ABC. A ideia, a longo prazo, é levar o Book Bike para espaços públicos como parques, praças, eventos e para ruas centrais, com grande fluxo de pessoas. “Para isso, estamos articulando com as prefeituras da região quais são as autorizações necessárias para que possamos circular por esses locais”, explica a idealizadora do projeto.

Outro diferencial é que, além dos livros, alguns vendidos a preço popular, puffs são dispostos ao redor da bicicleta, possibilitando uma leitura mais agradável e tranquila. “Quero trazer diversidade e conforto aos ambientes. Imagina sentar-se com os filhos e ler uma história? Acho que vai ser muito gostoso e divertido”, adianta.

Ela acredita que a loja itinerante é, também, forma de incentivar a leitura entre as crianças.
Thais diz ainda que pretende incluir no projeto, comandado por ela, o sócio e mais duas funcionárias, contadores de histórias, personagens infantis de filmes e desenhos e, caso consiga fechar parcerias, distribuir os livros gratuitamente à população.

“Em primeiro momento iríamos focar no público infantil, mas, para espalhar cada vez mais a Cultura, também disponibilizamos livros literários para adultos”, conta. “O grande objetivo é conseguir atingir pessoas de todas as idades”, finaliza ela. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;