Memória Titulo
A festa dos Químicos na mesma rua de 1938

Foi num sábado de 1938 – 8 de outubro – que o Sindicato dos Químicos do ABC foi fundado, num sobrado...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Foi num sábado de 1938 - 8 de outubro - que o Sindicato dos Químicos do ABC foi fundado, num sobrado da Rua Bernardino de Campos, em Santo André. E hoje, às 19h, mais de 70 anos depois, o mesmo sindicato dá posse à nova diretoria, presidida por Paulinho Lage, um menino nascido e criado na Vila São José, em São Bernardo. Uma segunda coincidência: a festa da posse deste 2009 será na mesma Rua Bernardino de Campos, só que na sede do Tênis Clube, que ainda não existia em 1938.

Uma boa notícia: o sobradão de 1938 da primeira assembleia dos químicos permanece intacto a poucos metros do Tênis Clube. É propriedade particular tombada pelo município de Santo André. Temos certeza que seus proprietários concordariam em deixar que o sindicato ali afixasse uma placa comemorativa. Afinal, o sobrado e o sindicato são patrimônios da cidade e têm uma linda história para contar, em especial às novas gerações.

A foto é do 1º de maio de 1979. Era tanta gente que acorreu ao Paço Municipal de São Bernardo e ao estádio da Vila Euclides - hoje Estádio 1º de Maio - que foi necessário marcar um ponto para a concentração dos químicos. Organizava-se a oposição química, numa jornada vitoriosa por completo apenas em 1982, três anos após esta foto.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. O paisagismo no Brasil e a lembrança de um grande mestre, Roberto Burle Marx, reconhecido internacionalmente - em agosto completam-se 100 anos do seu nascimento. Burle Marx tem obra importante em Santo André. Contatos: brasil@redeeldorado.com.br; na internet: territorioeldorado.com.br. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. O governo JK (terceiro de uma série de três programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo, Moacyr Franco, Balada do amor sublime (de Luiz Vieira); Trio Esperança, Filme triste (versão de Romeu Nunes); trilha do desenho do personagem Pica-Pau. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Um balanço da festa do Dia das Mães: 61 presentes distribuídos, oferta do comércio de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Hercílio Bueno da Silveira

Nascimento: Atibaia (SP), 16 de maio de 1924.

Vereador: 1960 a 1963.

Partido: PSD.

Falecimento: Santo André, 29 de outubro de 2004.

Destacou-se por apresentar grande número de indicações para o plantio de árvores nos logradouros da cidade. Industriário, durante 25 anos foi executivo em empresas de ônibus.

Lourenço Rondinelli

Nascimento: São José do Rio Pardo (SP), 16 de maio de 1916.

Vereador: 1952 a 1957.

Partido: PSP.

Falecimento: Santo André, 5 de dezembro de 1957.

Faleceu quando exercia o segundo mandato de vereador. O futebol o trouxe a Santo André e à Rhodia, onde fez carreira e presidiu o clube da empresa.

EM 16 DE MAIO DE...

1969 - Marlene, ás do basquetebol brasileiro e de São Caetano, convidada para treinar a seleção feminina do Chile. Chiquinho, astro do futebol de salão do Primeiro de Maio, convocado para a Seleção Paulista.

DIA DA VITÓRIA

Tiro de Guerra de São Bernardo e Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, seção São Bernardo, realizam hoje, às 9h, solenidade cívico-militar alusiva ao 64º aniversário do fim da 2ª Guerra Mundial. Local: sede da associação. Endereço: Rua das Rosas, 1, Jardim Maria Cecília, em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 16 de maio de 1979

Manchete - Fim da intervenção nos sindicatos dos metalúrgicos e o retorno dos líderes, entre os quais Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Funcionalismo - Professores e médicos decidem pelo fim da greve.

HOJE

Dia do Gari e da Faxineira.

SANTOS DO DIA

Brendano, Honorato, João Nepomuceno e Simão Stock.

MUSEU DO RÁDIO

RCA Victor. 1946. EUA. Caixa em bakelite pintado e designe art-deco. No início da década de 1940, apenas 5,74% da população brasileira tinha um aparelho receptor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;