Memória Titulo Memória
Jânio Quadros apoia Lauro Gomes
Ademir Medici
04/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


JK, construindo Brasília, anunciava o rompimento do Brasil com o FMI (Fundo Monetário Internacional. E sancionava a lei de criação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). O ano: 1959. Começavam a se definir os candidatos à sucessão presidencial.

Naquele ano, no Grande ABC, as atenções voltavam-se às eleições para prefeito de Santo André, São Bernardo e Diadema, marcadas para o dia 4 de outubro. As eleições municipais em São Caetano seriam no primeiro semestre de 1960.

Jânio da Silva Quadros, governador do Estado de São Paulo – mas de olho na Presidência da República – veio a São Bernardo e deu uma força ao candidato Lauro Gomes de Almeida, ex-deputado federal e prefeito entre 1952 e 1955.

Um grande comício foi realizado no campo do Esporte Clube São Bernardo. A cidade tinha um colégio eleitoral de 18.631 eleitores e elegeria Lauro Gomes, o homem cujo símbolo era um charuto.

Que depois apoiaria Jânio, o homem da vassoura.


Apresentamos o gauchinho

Hoje homem do Grande ABC. Pioneiro da TV local. Ele conhece tudo por aqui...

O gaúcho Clovis Bertolino inscreveu há muitas décadas o seu nome na imprensa do Grande ABC. E militou em todas as áreas. O homem de rádio, de jornal e revista impressos, de assessoria de comunicação, de televisão. Um dos pioneiros na TV regional, com o programa Studio 45, pelo Canal 45, que produziu e apresentou a partir de 1995.

Hoje o novo Estúdio Aberto, uma revista eletrônica de variedades, vai ao ar ao meio-dia dos domingos pelo Canal 9 da NET e Eco TV. Em pauta a cobertura geográfica do Grande ABC.

O gaúcho de Porto Alegre Clovis Bertolino, que transmitiu pela primeira vez uma missa celebrada pelo padre Marcelo Rossi, que entrevistou Pelé e Garrincha na Copa de 1966, que no Sul testemunhou o nascimento artístico de Elis Regina, que participou da criação da equipe ‘Os Craques do Rádio’ pela Rádio Independência, depois Diário AM, Clovis Bertolino atravessou o viaduto do km 22 da Via Anchieta e instalou estúdio no nosso bairro Assunção.

Pois é, pesquisadora Marlene Moratti, a Linha Jurubatuba tem até estúdio de TV, em plena Avenida João Firmino, 720, segundo andar, telefone 4109-6399.

Nosso amigo Bertolino, de tantos carnavais, vez ou outra, remexendo seus arquivos, descobre raridades, como esses dois números de A Notícia, jornal/revista que ele criou no início da década de 1970. E divide conosco.

Força aí, Clovis Bertolino, ‘memória viva do ABC’, como costuma dizer. E ao leitor da Memória aqui no Diário, fica a dica: hoje é domingo. . Sintonizem Clovis Bertolino, 18 anos no ar. Com toda dignidade.

‘O vigilante otenizado’

Contratado para vigiar a rua durante o dia, a conta da vigilância subiu quase 30%. Tempo das OTNs, que ‘otenizavam’ sem dó nem piedade.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 4 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 4 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6901

Manchete – Polícia apreende material de TV pirata no Sítio de José Teixeira, candidato a prefeito de Rio Grande da Serra
Mais política – Cabo eleitoral é assassinado no Jardim da Represa, em São Bernardo.
- Esquerdinha. Justiceiro. Candidato a vereador pelo PDC (Partido Democrata Cristão).
Memória – Ensino secundário: uma história em Santo André.
Memória Eleições – A primeira eleição andreense.

Em 4 de novembro de...

1918 – A gripe espanhola na região. Já são 1.552 casos, com destaque em Paranapiacaba, com 600 enfermos. E mais: 424 casos em Santo André, 350 em São Caetano, 70 em Rio Grande (da Serra), 48 em São Bernardo, 30 em Ribeirão Pires e 30 no Pilar (Mauá).
- Registrados 60 casos graves, quase todos com caráter pneumônico.
- De um dia para o outro foram atendidos no posto de socorros 300 gripados e pelo Dr. Flaquer, 142.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: o armistício com a Áustria foi assinado.
1928 – Padre Carlos Porrini inaugura lápide na Igreja do Carmo, em Santo André, em homenagem ao benfeitor Bernardino Queirós dos Santos.
- Igreja do Carmo realiza a festa em louvor a São Carlos.


Hoje

Dia do Inventor

Santos do Dia

- Carlos Borromeu (Arona, Lombardia, Itália 1538-1584). Foi arcebispo de Milão.
- Claro
- Vital

Município Paulista

- São Carlos. Elevado a vila em 1865, quando se separa de Araraquara
- São Sebastião da Grama. Elevado a município em 1925, quando se separa de São José do Rio Pardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;