Memória Titulo
Nesta tese de doutorado, a história do Diário

Uma tese de doutorado defendida na Universidade Metodista conta, em detalhes, a história do Diário

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
10/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma tese de doutorado defendida na Universidade Metodista conta, em detalhes, a história do Diário. Foi elaborada pelo professor e jornalista Valdenízio Petrolli. A tese é o tema do quadro Grande ABC Memória desta semana no Diário Online.

Petrolli trabalhou no Diário durante mais de 10 anos. Acompanhou a fase final do News Seller, participou da equipe que começou com o jornal diário, em 1968, e deixou a empresa em 1979, sem nunca se afastar do estudo da evolução do jornal.

Pesquisando o Diário, Petrolli compôs sua dissertação de mestrado, focada na história da Imprensa do Grande ABC, desde o primeiro jornal conhecido, o semanário O Monitor, de 1904. Para estudar a história da imprensa, precisou convencer seus orientadores de que o tema era importante - nem todos assim pensavam e houve quem quisesse dissuadi-lo do plano original. Petrolli manteve-se firme e aquela pesquisa abriu campo para o doutorado e a história do Diário.

A entrevista de Valdenízio Petrolli é ilustrada pela divulgação de capas do jornal: desde o News Seller até a atual fase, 51 anos depois.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 4: uma tese de doutorado para o Diário. Entrevistado: Valdenízio Petrolli; editor do Diário OnLine, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique VIDEOS e GRANDE ABC MEMÓRIA.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 10 de julho de 1979

Manchete - Mundo em alerta espera amanhã a queda do Skylab; Brasil monta esquema de defesa

Transportes - Governador Paulo Maluf reabre Caminho do Mar após restauração.

Sindicalismo - Novecentos trabalhadores da Estamparia e Ferramentaria da Ford, em São Bernardo, paralisaram suas atividades ontem das 9h às 11h.

Editorial - Na luta dos partidos, não há idealismo

Futebol - Jogos de domingo da Divisão Intermediária envolvendo equipes do Grande ABC: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, Esportiva de Guaratinguetá 2; no Estádio Martins Pereira, São José 4, Saad, de São Caetano, 0; no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, Portuguesa Santista 3, Aliança, de São Bernardo, 1.

Teatro - Signo da Discothéque, de Plínio Marcos, estreia no Teatro Municipal de Santo André.

Polícia - Desastre e quatro mortes no Grande ABC.

EM 10 DE JULHO DE...
1939 - DER (Departamento de Estradas de Rodagem) inicia a construção da Via Anchieta.

1949 - Fundada a Sociedade Amigos de Utinga, com a finalidade de pleitear melhoramentos para o 2º Subdistrito de Santo André.

1959 - Fundado o Clube Recreativo Guacyara, de São Caetano.

1964 - Estilista inglesa Mary Quant apresenta a minissaia.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Celebram aniversário hoje: Bananal, Capivari, Pindamonhangaba, Rio das Pedras e Santa Isabel.

Bananal, Capivari e Santa Isabel - além de Araraquara e São Roque - foram criados por um decreto da Regência de 10 de julho de 1832.

HOJE
Dia Internacional da Pizza, Dia Mundial da Lei, Dia das Bahamas, Dia do Truco e Dia da Saúde Ocular.

SANTOS DO DIA
Francisco, Abdul-Muti e Rafael Massabki; Maurício e Verônica Giuliani; Santa Felicidade e seus sete filhos, martirizados em Roma no século 2.

ALMANAQUE
Octaviano Armando Gaiarsa
Nascimento: Santo André, 10 de julho de 1911.
Vereador: 1948 a 1951.
Partido: UDN.
Falecimento: Santo André, 16 de junho de 2005.
Médico e historiador. Depois do seu mandato, ingressou na Prefeitura, alcançando o cargo de chefe do serviço social até 1974. Durante os mandatos de três prefeitos foi encarregado de dar denominações a centenas de vias públicas, tendo publicado, em 1953, o 1º Guia das Ruas da cidade, com segunda edição em 1962, em colaboração com o jornal O Repórter. Fez parte da Comissão de Festejos do 4º Centenário de Santo André.

Em 1972 reformulou inteiramente os símbolos municipais (Bandeiras e Brasão), defendendo a tese num processo de quase cem páginas.

Gaiarsa publicou vários livros, entre os quais o clássico A Cidade Que Dormiu Três Séculos (1968), que narra a história da cidade de Santo André. Uma segunda obra do gênero foi Santo André: Ontem Hoje e Amanhã (1991).

Foi um dos grandes animadores do Museu de Santo André. Incentivou a sua criação. Repassou ao museu mais de 3.000 fotografias. E hoje o museu recebe o seu nome.

Quermesse no Rudge
Começa nesta sexta-feira o último final de semana da 80ª quermesse de Rudge Ramos. E Alex Maganha, da Comissão de Festas, encaminha à Memória três cartazes que divulgaram o evento anos atrás.

No cartaz de hoje, a quermesse de 1976. A matriz de São João Batista ainda não tinha sua torre. Também a imagem de São João não havia sido posta na fachada da igreja, que aqui aparece com uma grande cruz. Como patrocinador, o extinto Banco Noroeste, hoje incorporado pelo Santander.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;