Setecidades Titulo
Prainha do Riacho é limpa em mutirão
Renato Castroneves
Especial para o Diário
01/10/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Conscientizar a população que vive às margens da Represa Billings sobre a importância do meio ambiente e os destinos corretos do lixo. Estas foram as temáticas da 7ª Ecomobilização da Sabesp, evento realizado ontem de manhã na "prainha" do Riacho Grande, em São Bernardo.

Aproximadamente 70 pessoas vestiram luvas de borracha e participaram da limpeza de um trecho da margem da represa. A iniciativa, realizada pela primeira vez fora da Capital, também contou com a presença de 21 alunos da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Graciliano Ramos e 18 jovens da Avape (Associação para Valorização de Pessoa com Deficiência).

Para o superintendente da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, a participação das comunidades ribeirinhas é "fundamental" para a preservação da represa. Conhecido ponto turístico da região, a prainha do Riacho Grande recebe até 10 mil pessoas por dia durante os feriados. "Cuidar da limpeza da Billings é a melhor propaganda para a região. Sei que ainda temos problemas com descarte irregular de lixo na água, mas o trabalho de conscientização é a melhor forma de combater esta prática", afirmou o subprefeito do Riacho Grande, Fausto Landi.

Os conceitos de preservação da natureza e coleta seletiva não são novidades para Luis Cláudio Oliveira, 39, catador de lixo no bairro. "Não sei como tem gente que ainda joga lixo na represa. Fazendo isto, é como matar um pouquinho de nós mesmos." Oliveira caminha diariamente na margem da Billings procurando garrafas plásticas e latas de alumínio. O lixo acumulado rende-lhe cerca de R$ 200 por mês, sua única fonte de renda.

Mais de 200 mudas de árvores - araçá roxo e amarelo, jurubeba, castanha do maranhão e palmito jussara - foram distribuídas. A iniciativa foi da Sabesp com apoio da Prefeitura de São Bernardo e da Fundação SOS Mata Atlântica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;