Setecidades Titulo Concurso literário
Estudantes cobram sustentabilidade na grade curricular da Educação Básica

Tema é debatido pelo Desafio de Redação neste ano em toda a região

Por Bianca Barbosa
especial para o Diário
25/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Sustentabilidade é um tema global e que está presente no dia a dia de toda a população. No entanto, nem por isso é considerado fácil pelos participantes do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário. Alunos da EE Antônio Adib Chamas, no Jardim Santa Cristina, em Santo André, uma das sete escolas do município a receber o evento ontem, consideram que há a necessidade de que o tema seja mais abordado na grade curricular.

Apesar de terem aulas sobre o tema, estudantes acreditam que é necessário discutir mais, para que a mudança ocorra com maior agilidade. “Quando era menor, sempre tinha atividade de reciclagem (na unidade de ensino). Acho que a escola se preocupa muito com a educação sustentável dos pequenos e acaba esquecendo um pouco dos maiores”, considera Stefany Pittzer da Cruz, 16 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio. A amiga, Vitória Samia de Azevedo, 15, completa. “É difícil alguém falar sobre isso hoje com a gente. Só a partir da redação que a gente teve conhecimento do assunto.”

Segundo Stefany, os jovens precisam desenvolver atividades sustentáveis no dia a dia, seja por meio de conversas, nas aula, ou em casa. “Minha família e eu reciclávamos e separávamos o lixo. Hoje não fazemos mais. A educação é importante porque não deixa a gente esquecer de ajudar o planeta”, considera.

Para realizar a redação, as meninas pesquisaram sobre o tema na internet. “Vou ser sincera”, confessou Vitória.

Para a vice coordenadora da unidade de ensino, Doris Rodrigues Morcosso, o tema é importante e a teoria deve ser aplicada na prática. “Fazemos coleta seletiva, e tínhamos uma horta até o ano passado. Também pedimos ajuda dos alunos para manter o ambiente limpo, orientando para que não joguem lixo no chão”, conta.

As duas amigas têm objetivos pontuais para o futuro. “Quero ser bem-sucedida na vida”, revela Stefany, que pretende cursar Medicina e, por isso, está de olho na bolsa integral oferecida pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) para os vencedores da categoria principal do concurso – 3º ano do Ensino Médio. Já Vitória quer ingressar na área de administração. “Quero seguir nessa área, pois acho que o retorno financeiro vai ser bom”, acredita.

O concurso literário do Diário é correalizado pela USCS, patrocinado pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocinado pela Braskem, e tem apoio da rede de academias Smart Fit. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;