Memória Titulo MEMÓRIA
Em festa os oriundis de São Bernardo
Por Ademir Médici
25/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Duas famílias centenárias, descendentes de imigrantes italianos de São Bernardo, organizaram encontros de confraternização, os Arsuffi e os Secol/Dellabarba. Foi anteontem, domingo.

Os Secol/Dellabarba reuniram-se no Centro de São Bernardo, e o prato principal foi pensar história e memória, lembrar dos antigos, dos obstáculos vencidos, mais ou menos como o Jorge Assad Abujamra tem falado sobre a documentação que levantou na Itália. Claro, não faltou a sopa de capelleti.

Já os Arsuffi, com o mesmo propósito, realizaram o 16º encontro na sede náutica da Associação dos Funcionários Públicos, às margens da Represa Billings, em Riacho Grande. A 16ª Arsufest.

Lembramos do médico e ex-vereador Amedeo Giusti. Anos atrás ele encomendou estudo sobre a data aproximada em que cada família italiana se instalou no Núcleo Colonial de São Bernardo. Livretos foram editados. E lá estão os anos.

OS ARSUFFI
São da primeira leva de imigrantes italianos. Chegaram em 1877. Procedência: Bergamo, na Lombardia. Chefes da família: Pasquale e Gaetano. Instalação inicial: Linha São Bernardo Novo, no trecho hoje correspondente ao bairro Ferrazópolis.

OS SECOL/DELLABARBA
Chegaram dez anos depois, em 1887. Chefes das famílias: Ambrosio Secol e Giovanni Dellabarba. Procedência: Treviso, no Vêneto. Instalação inicial: Linha Camargo, no trecho hoje correspondente ao bairro Alves Dias.</CW>

LINHAS COLONIAIS
Perceberam? Não eram bairros, eram linhas, denominação que a urbanização tratou de colocar no esquecimento, diferentemente do que ocorre na serra gaúcha, por exemplo. Lá continua a ser linha colonial.

Que os Arsuffi, Dellabarba, Secol e demais <CF160>oriundis</CF> prossigam com estes encontros tão importantes. E que, com eles, os nomes das linhas sejam revividos, de um tempo em que a terra era vendida pelo governo, não dada. Tanto que cada família precisou trabalhar anos a fio para pagar, até o recebimento da escritura definitiva.
O pagamento começou no Império e terminou na República.

Diário há 30 anos
Domingo, 25 de setembro de 1988 – ano 31, edição 6867

Manchete – Aron (Galante, prefeito de São Bernardo) compromete 92% do Orçamento com o funcionalismo
Grande ABC – Prefeituras registram queda nas arrecadações. Reportagem: Denise Caboclo.

Em 25 de setembro de...
- 1918 – Dr. Fortunato Evaristo de Alencar, clínico no Rio de Janeiro, visita o distrito de Santo André, no município de São Bernardo.
- Gripe espanhola. A União dos Patriotas Brasileiros vai realizar uma missa em sufrágio pelas almas dos seus consócios fundadores, capitão-tenente Pedro Gondin e engenheiro-maquinista e segundo tenente Cesar Seabra Muniz. Ambos foram vitimados pela influenza hespanhola.
- A guerra. Do noticiário do Estadão: os alemães empregam tanques de madeira para enganar o inimigo.

Hoje
- Dia da Bíblia
- Dia do Rádio e da Radiodifusão
- Dia Mundial do Coração
- Dia Nacional do Trânsito

Santos do Dia
- Cléofas ou Alfeu. Pregador cristão. Mártir. Viveu no século 1.
- Aurélia e Neomísia
- Vicente Stambi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;