Automóveis Titulo
Com apoio da Schin, Copa do Nordeste se firma como o maior campeonato regional do Brasil; conheça sua história
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
29/06/2018 | 09:18
Compartilhar notícia


Maior competição regional do futebol brasileiro, a Copa do Nordeste reúne os 20 principais clubes da região. Tradicional, o campeonato já está em sua 15ª edição e é o xodó dos amantes do esporte. Prova disso é que a Schin, uma das cervejas mais populares do País, é a patrocinadora oficial do Nordestão 2018.

Verdadeira festa do futebol, o torneio é tão querido pelos torcedores que ganhou apelidos carinhosos como Nordestão e Lampions League, uma referência que mistura os nomes do ilustre personagem Lampião e da Liga dos Campeões da Europa.

A história da Copa do Nordeste começou em 1994, quando a primeira competição foi realizada e contou com a participação de 16 equipes. Após dois anos de hiato, o campeonato regressou de 1997 até 2003. Depois uma nova parada, uma edição voltou a ser realizada em 2010.

Em 2013, retornou para ficar. Após uma forte reformulação, o Nordestão passou a ser organizado ininterruptamente, aumentando sua popularidade ano a ano. Assim, de forma instantânea, se tornou o que é hoje: sucesso de público, times tradicionais travando grandes jogos e arenas lotadas.

Foto: Antônio Melcop – Santa Cruz
A grande final da Copa do Nordeste 2018 está se aproximando

A final de 2017, por exemplo, levou mais de 40 mil pessoas à Fonte Nova. Os fãs aficcionados presenciaram um grande jogo entre o tradicional Tricolor de Aço e o Leão de Ilha – conquistado pelo time baiano, pelo placar de 1 a 0 (o jogo de ida, realizado na Ilha do Retiro, havia terminado em um empate por 1 a 1).

A edição de 2018 começou ainda em 2017, com as fases preliminares. E, de saída, contou com grandes confrontos – como Tremendão da Serra contra Timbu. Após uma disputada fase de grupos, a competição chegou aos jogos mata-mata – o formato preferido do público brasileiro – e restaram nas semis dois embates tradicionalíssimos. A Bolívia Querida encara o Mais Querido, enquanto o Vozão enfrenta o Tricolor de Aço.

Na disputa do título, que terá jogos de ida e volta nos dias 03 e 10 de julho, respectivamente, um deles será coroado o campeão do Futebol Nordestino.

Torcida apaixonada

Nas arquibancadas, a torcida, que sempre foi um importante diferencial dos times nordestinos, também marca presença na competição. Os estádios pulsam com a vibração dos torcedores. Tudo para incentivar os jogadores dentro de campo e proporcionar uma grande festa.

Com bandeirões tradicionais – como os do Cobra Coral e do Galo da Praia – e com mascotes animados em campo – como os conhecidos Leão, do Rubro-Negro Baiano, e Azulão, do Alviceleste de Alagoas – o que se vê nas arenas nordestinas é uma verdadeira festa. Famílias inteiras, homens, mulheres e crianças se reúnem para ver grandes clássicos estaduais e regionais em celebração ao futebol brasileiro e nordestino.

Grandes campeões

Entre todos os campeões, as equipes da Bahia são as maiores vencedoras. O baiano Leão da Barra lidera com quatro conquistas, seguido por seu maior rival, o Tricolor de Aço, da cidade de Salvador, com três títulos.

O Rubro-Negro Pernambucano também tem esse mesmo número de taças, sendo ainda o primeiro campeão da história do torneio. Completam o quadro de times que chegaram ao topo do campeonato os tradicionalíssimos Vozão, do Ceará, a Raposa Feroz, da Paraíba, o Tricolor do Arruda, de Pernambuco, e o Mecão, de Rio Grande do Norte, que contam com uma conquista cada um.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;