Memória Titulo Memória
Na Copa, de bicicleta: apresentamos Sérgio Paz
Por Bia Moço
19/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Escrevemos: prezado professor Sergio Paz. 

Tenho acompanhado, aqui do Grande ABC, a sua incursão e as suas tiradas em terras da Rússia. Geniais. Com sua autorização, gostaria de publicar sua cobertura, suas fotos, na página Memória do Diário do Grande ABC.

A resposta, domingo, foi imediata: “Fique à vontade para publicar o que julgar adequado na interessantíssima página Memória Diário do Grande ABC que, de vez em quando, nos envia o querido Luiz Romano”.

Sérgio Paz, pela internet, diretamente da Rússia

O engenheiro e professor universitário Sérgio Miranda Paz, doutor em Engenharia Elétrica e Turismo pela Universidade de São Paulo, está na Rússia. Integrante do Memofut (Grupo de Literatura e Memória do Futebol), é a quarta Copa do Mundo que ele acompanha de perto. Com um detalhe: leva sempre a sua bicicleta, realizando grandes incursões por terras estranhas e enviando fotos e notas bem-humoradas aos seus amigos.

HUMOR BRASILEIRO

Algumas das tiradas do nosso paulistano em terras russas:

1 – Eis aí ao fundo o estádio onde ocorrerá o jogo de abertura da Copa. Seu nome, abrasileirado, pode ser lido como Itaquerowski.

2 – Outro estádio que visitei não será utilizado na Copa. Por aqui, é chamado de Chiqueiróvsqui. Outra coincidência: esse estádio não tem mundial.

3 – Eis aí uma das (muitas) estátuas de Lenine. Esta, na frente do Estádio de Moscou. Semelhanças e diferenças com o nosso Maracanã – no Maracanã, o ponto de encontro é a estátua do Belini... aqui, é a do Lenine! Belini foi zagueiro, pela direita... Lenine foi ponta-esquerda!<TB>

4 – Enquanto Croácia e Nigéria jogavam, eu pedalava pela noite de Moscou ouvindo pela potente Rádio Difusora dos Arrabaldes de Além Japi, válido pela quarta Divisão do Campeonato Paulista, o emocionante prélio Paulista 0 x 2 Guarulhos, para desespero do comentarista professor Porcari...

INTERAÇÃO

Claro, Sérgio Paz tem interagido com os amigos do Memofut.</CW>

“Caríssimo professor emérito, quando a alma é boa, não existem distâncias. Por coincidência, ou injunção do destino, eu também estava acompanhando a transmissão da Difusora. Sendo Jundiaí uma terra de contrastes, o solerte comentarista Cobrinha mencionou que o meia Quadrado estava jogando uma bola redonda”, respondeu Max Gehringe, famoso pelos conselhos dados a brasileiros no programa <CF160>Fantástico,</CF> da Rede Globo, e na rádio CBN.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Sérgio Paz tira também as dúvidas dos amigos. Indagou Luiz Romano, de São Caetano: “Quantas Copas essa sua bike já conheceu? É fácil andar de bicicleta em Moscou? Tem ciclovias? Como é o trânsito por aí? Respeitam os ciclistas? E o clima da Copa está agitado?”

Vieram as respostas: “Oi Luiz. Esta bicicleta está na quarta Copa. Por aqui tem algumas ciclovias (menos que em São Paulo), mas anda-se muito nas calçadas, que são bem largas. Por enquanto, ainda não senti clima de Copa. Tenho ingresso para a abertura. Mas não tenho para os jogos do Brasil”.

PEDALANDO

Na maioria das fotos enviadas da Rússia, Sérgio Paz coloca sua bicicleta em destaque, o que provoca as tiradas daqui. De uma das fotos, o professor Gustavo Carvalho, com história de vida em Rudge Ramos, satirizou: “Sinceramente, gostei mais da bicicleta que do estádio. Um abraço e boa viagem por aí na Rússia”.

Numa foto, sem a bicicleta, o bibliotecário Ademir Takara, do Museu do Futebol, no Pacaembu, cobrou:

– Ué! Foi a pé? Cadê a bicicleta?

E veio a foto com a bicicleta. Com a explicação:

– Aí no ‘Lenine’, só com ingressos. Ela <CF160>(a bicicleta)</CF> ficou estacionada a 15 metros do portão de entrada. 

Diário há 30 anos

Domingo, 19 de junho de 1988 – ano 31, edição 6783

Manchete – Ulysses (Guimarães, presidente da Câmara Constituinte) promete adotar linha-dura no segundo turno da futura Constituição

Data – Muita emoção na festa do centenário da imigração japonesa ao Brasil. Setenta mil pessoas desfilam no Estádio do Pacaembu. Réplica do navio Kasato Maru aporta em Santos.

Memória – O batateiro Antonio de Lima.

Em 19 de junho de...

1898 – Fundada a Società de Mutuo Socorso di San Bernardo, atual Associação Ítalo-Brasileira de Beneficência, com sede na Rua Marechal Deodoro. É a mais antiga entidade do Grande ABC em funcionamento.

1918 – Por decreto da Polícia do Estado, é exonerado, a pedido, o subdelegado de Rio Grande (hoje da Serra), município de São Bernardo, José Álvares de Lima.

Concedidos 45 dias de licença à dona Maria Botelho, professora da 2ª Escola Feminina do Alto da Serra (Paranapiacaba).

A guerra. Do noticiário do Estadão: na França, os alemães preparam-se para a quarta ofensiva.

1973 – Onda de frio chega a São Paulo e ao Grande ABC.

Metalúrgicos decidem construir nova sede na Rua João Basso, em São Bernardo.

Hoje

Dia do Migrante

Dia do Cinema Brasileiro


Santos do Dia

Juliana Falconieri

Romualdo

Gervásio

Protásio

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 19 de junho:

Em São Paulo, Ribeirão Preto, fundado em 1856

Na Bahia, Amargosa e Capela do Alto Alegre

No Maranhão, Bacurituba, Bequimão, Governador Luiz Rocha e Tufilândia

Em Rondônia, Nova Brasilândia D’Oeste

No Piauí, Parnaguá

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;