Política Titulo Comitiva em Turim
Consórcio mira linha de crédito para investimento em mobilidade

Delegação da entidade regional busca experiências de Turim para reverter em parcerias por meio da União Europeia

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Comitiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, encabeçada pelo vice-presidente da entidade e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), composta também por servidores técnicos das prefeituras associadas, realizou ontem a primeira etapa de audiências em Turim, no Noroeste da Itália, na busca por viabilizar linhas de crédito junto à União Europeia que possam ser revertidas em investimentos na área de Mobilidade Urbana. O grupo mira experiências bem-sucedidas na cidade considerada industrial para concretizar projeto de implantação de um Centro de Controle Operacional na região.

“A ideia é ter acesso à linha de crédito para implementação de sistema integrado, que financiaria central de monitoramento único das sete cidades, com sincronização de bilhetagem, semafórica, com o mesmo cartão entre os modais (trem, ônibus). Seria um ganho de qualidade. Isso é possível e funciona”, pontuou Paulo Serra, que no período da manhã visitou, ao lado da delegação do Consórcio, a central da 5T (Telematic Technologies Transport Traffic Torino) para conhecer as tecnologias destinadas à regulamentação do transporte na cidade. A missão internacional deve prosseguir até sexta-feira.

Caso o acordo seja firmado com a União Europeia, estima-se que o Consórcio possa captar linha de crédito no valor de até 30 milhões de euros, o equivalente a quase R$ 130 milhões. “Agregar tudo em um sistema integrado é realidade em Turim, que possui um sistema bem avançado, é exemplo neste ponto. Todos os modais são controlados pelo mesmo programa de bilhetagem. Eles investiram muito em infraestrutura e transporte”, alegou o prefeito tucano, ao mencionar que a cidade italiana passou, recentemente, por processo de desindustrialização, cenário semelhante com o vivenciada pelo Grande ABC na década de 1990.

A declaração do tucano refere-se, principalmente, à saída da sede da Fiat, empresa que era símbolo industrial da cidade, inclusive no nome (Fabbrica Italiana di Automobili Torino). Depois de 115 anos de criação, a montadora fincou residência fiscal – matriz – no Reino Unido e base na Holanda. “A cidade encolheu. Tinha mais de 1 milhão de habitantes e hoje diminuiu em quase 200 mil pessoas. Eles fizeram processo de recuperação, plano de urbanismo. Conseguiram reinventar o perfil econômico, a sua vocação depois de um longo período de era (majoritariamente) industrial”, avaliou o chefe do Executivo andreense.

Turim, que já foi a capital da Itália e serviu de residência da família real, forma o que foi denominado triângulo industrial junto com Milão e Genova, e é a terceira mais rica do país, atrás de Roma e Milão. A agenda de hoje na cidade, na parte da manhã, contabiliza audiência com a prefeita de Turim, Chiara Appendino, além de secretários municipais (de Inovação e Transporte) e deputados. À tarde, haverá visita a centro politécnico, espécie da existente na USP (Universidade de São Paulo).

Esta é a segunda parte do encontro internacional. Uma delegação de Turim esteve na região entre o fim de fevereiro e começo de março, iniciando o plano de parceria, no âmbito do intercâmbio financiado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;