Cultura & Lazer Titulo
Telenovelas brasileiras sofrem censura na China
Por Do Diário do Grande ABC
18/07/1999 | 14:08
Compartilhar notícia


A mais importante produtora de telenovelas do Brasil, a Rede Globo, está fazendo de tudo para conquistar o milionário mercado da China, mas está sofrendo com um problema cultural: suas produçoes sao consideradas muito ``atrevidas' para a TV chinesa. As novelas caíram no gosto dos chineses quando ``Escrava Isaura' foi exibida. Mas depois, a TV local começou a vetar a exibiçao dessas produçoes.

Durante a Cimeira, no final de junho passado, uma missao chinesa estava no Rio. Segundo uma fonte da embaixada da China, em Brasília, o grupo do órgao central de rádio e filmes da China visitava pelos estúdios da TV Globo, para ver de perto a produçao das novelas mais lucrativas do país. A comitiva verificava de perto nao apenas as novelas, mas também outros programas que pudessem encontrar mercado entre a grande variedade de emissoras de TV da China.

Mas segundo uma executiva da TV Globo, a gerente de vendas Marise Caetano, a grande dificuldade é oferecer aos chineses ``novelas sem erotismo'. O pior é que 90% das telenovelas brasileiras, produzidas nao apenas pela TV Globo mas também por todos os canais, já provoca discussoes entre as próprias autoridades brasileiras, que cogitam até a instituiçao de mecanismos de controle moralizadores.

Para os chineses, seria impensável transmitir a mais inocente telenovela que os brasileiros digerem a cada noite, geralmente com elementos visuais e ideológicos suficientes para provocar a demissao de qualquer censor no rígido regime comunista chinês.

Marise Caetano disse que, por outro lado, a TV Globo vê na China um importante mercado, tanto que procura promover um intercâmbio de programas com os chineses. Tudo para reabrir o mercado para a telenovela brasileira, que se fechou por causa desses problemas de censura. Para isso, o diretor de vendas internacionais da TV Globo, Carlos Alberto Simonetti, viajou meses atrás até a China.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;