Setecidades Titulo
Começa nesta sexta-feira Folia de Reis no ABC
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
24/12/2004 | 10:22
Compartilhar notícia


O dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, mas os católicos começam bem antes do Natal a relembrar o caminho percorrido há dois mil anos pelos três reis magos – Baltazar, Gaspar e Melchior – em direção a Belém. Eles deixaram o extremo Oriente para visitar o menino Jesus e oferecer como presente ouro, incenso e mirra. Hoje, são poucos os que mantêm a tradição da Folia de Reis, que começa nos primeiros dias de dezembro e termina com uma grande festa um mês depois. Em Santo André, a cultura ainda é mantida pela Companhia dos Reis, um grupo de 25 pessoas da Igreja Nossa Senhora do Paraíso, no bairro Paraíso.

Desde o início do mês, os festeiros têm realizado a Folia de Reis em diversas residências. Nesta sexta-feira, a partir das 17h30, a comemoração será na Capela São Francisco de Assis (avenida Rangel Pestana, 572, Jardim Cristiane). Para encerrar as comemorações, no dia 6, os foliões farão a festa na Igreja Nossa Senhora do Paraíso (rua Macaúba, 403, bairro Paraíso). Será rezada uma missa, às 19h30, e, em seguida, começa a confraternização entre os integrantes e a comunidade. “Depois de rezarmos e cantarmos, fazemos uma grande comemoração. Passamos o mês arrecadando carne, pães e refrigerante porque é tradição que todos comam e bebam depois da apresentação”, diz Domingas de Carvalho Bonfim, 60 anos, coordenadora do grupo.

O padre da paróquia Paraíso, Vanderlei Ribeiro, criou a Companhia dos Reis há oito anos. A companhia tem violão, viola, caixa de percussão, cavaquinho, sanfona, pandeiro, uma bandeira com a estampa do presépio e palhaços dançarinos. Os integrantes da companhia vestem-se com calças ou saias pretas, camisas brancas e usam uma echarpe azul no pescoço, cor símbolo do manto de Nossa Senhora.

Domingas explica que o costume manda os foliões percorrer as residências, onde são convidados a cantar músicas que saúdam principalmente a família que os acolhe. “Normalmente vou visitar a casa antes para conhecer o presépio. Cantamos músicas que falam sobre a viagem dos reis e o anúncio à Nossa Senhora. Depois, pedimos a oferta para a festa do dia 6”, diz. Domingas conta que sua família vivia em Santa Fé do Sul, interior do Estado, e ao participar da folia revive um pouco sua infância. “Nesses dias, esqueço meus problemas diários e vivo mais intensamente a minha fé.”

Além das apresentações desta sexta-feira até o dia 6 de janeiro, a Companhia dos Reis se apresentará domingo, às 18h30, na Igreja Santo Antônio (largo São Francisco, 113, Vila Alpina), e no dia 1º, das 16h às 18h, na rádio Milícia da Imaculada (4472-3881 ou 4354-9564). As pessoas que quiserem doar alguma coisa para a festa do dia 6 podem entrar em contato com a secretaria da Igreja Nossa Senhora do Paraíso, das 13h às 17h. O telefone da paróquia é 4426-8907.

Origem – Os levantamentos históricos apontam a origem da Folia de Reis em Portugal, apesar de alguns estudiosos afirmarem que o Egito foi o país onde a manifestação teve início. Certo mesmo é que, no Brasil, essa tradição popular ganhou sentido religioso diferente de outros países, principalmente nos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo.

A celebração ganha força na noite do dia 24 de dezembro e simboliza a viagem dos reis magos a Belém. O Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, simboliza a chegada de Melquior, Gaspar e Baltasar ao seu destino. Também é nesta data que os presépios devem ser desmontados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;