Setecidades Titulo Nos postos de Saúde
Procura por vacina volta a gerar filas

Alarmados pelos casos de febre amarela em primatas no Estado, moradores buscam imunização

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
05/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Os casos de mortes de primatas por febre amarela em parques de São Paulo têm preocupado a população, não só da Capital, mas também do Grande ABC, que voltou a lotar os postos de Saúde em busca da vacina contra o vírus. Em Mauá, por exemplo, até as 15h de ontem foram aplicadas 210 doses. Em Santo André, 424 pessoas buscaram a imunização na rede pública da cidade e longa fila na US (Unidade de Saúde) Centro chamou a atenção.

“O problema está se aproximando e fico com medo”, fala a vendedora Rosilene Nascimento Garnevi, 48 anos, moradora da cidade andreense. O filho de 9 anos não poderia ser imunizado, já que estava sem CPF e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A exigência dos documentos, segundo a Prefeitura, se faz necessária para alimentar o sistema de informação nacional de imunobiológico.

Em São Bernardo, a recepcionista Carla Cristina Caravaggi, 45, também tomou a vacina, “por causa das reportagens sobre alguns casos”. Neste ano, já foram imunizadas 240 pessoas na cidade.

Com viagem marcada a Santa Catarina, a gerente de treinamento Luciana Boscolo, 37, de São Caetano, imunizou a filha de 4 anos, após orientação do pediatra. “Eu já estava preocupada com o aumento de casos próximos do Grande ABC e muito provavelmente daria a vacina mesmo sem ter a viagem”, diz.

Em áreas florestais, o vetor do vírus é principalmente o mosquito Haemagogus. “Com as medidas adotadas, sobretudo pela melhoria da cobertura vacinal, o risco é pequeno e limitado às áreas de mata”, salienta o biólogo do Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) Horácio Teles. Em 2017, houve 24 casos autóctones de febre amarela silvestre no Estado, sendo dez mortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;